F1 – Pirelli ainda tem dúvidas sobre desempenho dos novos pneus

domingo, 8 de janeiro de 2017 às 10:27
Teste de pneus da Pirelli

Teste de pneus da Pirelli

A Pirelli, fornecedora de pneus da Fórmula 1, admitiu que ainda não está inteiramente certa de como os novos pneus para 2017 serão executados sob os novos regulamentos técnicos que estão sendo introduzidos nesta temporada.

A fabricante italiana está realizando testes com Mercedes, Ferrari e Red Bull usando carros modificados para simular como os carros de novas especificações serão executados sob novas regulamentações aerodinâmicas, mas admite que esses chamados carros “mulas” não desempenharam como o esperado.

“Eles tiveram pouco desempenho”, disse o diretor de corridas da Pirelli, Mario Isola, ao site Motorsport.com nesta semana. “Os carros modificados visavam simular os níveis de downforce que vamos encontrar, mas não vimos o verdadeiro desempenho que teremos em 2017”.

“Nós vimos das simulações que foram enviadas por equipes, com base nos padrões dos carros novos, que o desempenho será melhor do que aqueles que vimos nos carros ‘mulas’. Isso nos leva a ainda ter alguns pontos de interrogação sobre o feedback que virá da pista nos primeiros testes e nas primeiras corridas do campeonato”, prosseguiu ele, que acrescentou que não houve problema com a integridade dos pneus.

“Nossos testes internos são calibrados de acordo com os valores que nos foram dados pelas simulações da equipe”, afirmou. “Mas essas simulações são uma coisa… a degradação e o superaquecimento serão os mesmos nas corridas? É uma verificação que só podemos fazer na pista”.

Isola salientou que os compostos de pneus – novos para 2017 – mostraram uma degradação muito baixa e eram menos propensos ao superaquecimento, um pedido importante feito por pilotos que ficavam frustrados por perder aderência e deslizavam ao tentar superar um carro rival.

“Os pilotos fizeram pedidos específicos para nós sobre isso”, observou Isola, acrescentando que os testes mostraram que os pneus novos voltaram a ter temperaturas ideais muito mais rápido que os compostos antigos. “Nos testes, vimos que este objetivo foi atingido – mas precisamos verificar nos carros reais, então vamos esperar as primeiras corridas”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.