F1 – Pirelli acredita que pneus slicks não serão usados em Silverstone

sexta-feira, 6 de julho de 2012 às 19:41

p hemberyOs primeiros treinos livres para o GP da Inglaterra, que ocorre neste domingo, dia 8, às 9h, foram marcados pela intensa chuva. As equipes puderam testar os pneus da Pirelli para pista molhada, Cinturato Verde (intermediários) e Cinturato Azul (chuva), e analisarem as condições de seus carros, já que a previsão é de que a chuva permaneça durante todo o fim de semana.

Como ambos os treinos desta sexta-feira foram com chuva, as equipes receberam um conjunto extra de pneus intermediários, de acordo com um regulamento que foi introduzido no ano passado, de forma a incentivar as equipes a treinarem ao invés de guardarem os pneus para a classificação e a corrida. Sendo assim, cada equipe recebeu três conjuntos dos pneus de chuva e cinco conjuntos dos intermediários (um conjunto será devolvido hoje à noite). Os pneus para pista seca, conhecidos como slicks, nomeados pela Pirelli para o fim de semana são o P Zero Prata (duro) e P Zero amarelo (macio).

Os pneus de chuva foram os mais utilizados hoje, pois são capazes de dispersar 60 litros de água por segundo quando os carros estão em velocidade máxima. Para a Pirelli, como há expectativa de chuva neste fim de semana, os treinos, especialmente o do período da tarde, proporcionaram  ótimas oportunidades para os pilotos se acostumarem com a pista molhada em Silverstone, bem como experimentar as melhorias desenvolvidas por muitas das equipes em seus carros.

O piloto mais rápido no primeiro treino foi Romain Grosjean (Lotus), que completou a volta no circuito em 1min56s552 com os pneus Cinturato Azul para chuva. Este tempo ficou cerca de 10 segundos acima do registrado na sessão de treinos livres do ano passado.

Na segunda sessão, que recebeu bandeira vermelha por um breve período após a Williams de Bruno Senna ter aquaplanado e acertado a barreira de proteção, o piloto Lewis Hamilton (McLaren) estabeleceu o melhor tempo do dia, 1min56s345, também com carro calçado com os pneus de chuva.

Para Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, este pode ser o primeiro fim de semana em que os pneus slicks não serão usados uma vez sequer. “Alguns pilotos testaram os pneus intermediários no final da segunda sessão para identificarem as melhores combinações e, assim, planejarem suas estratégias de corrida. Estas condições climáticas  costumam surpreender e estamos certos de que este será um fim de semana imprevisível”. Segundo a Pirelli, um conjunto dos pneus Cinturato Azul, o composto indicado para chuva, tem a capacidade de durar cerca de 60 voltas.

Sobre o fato de muitas equipes terem poupado pneus no treino desta sexta-feira, Hembery disse ser uma pena para os fãs, que não tiveram a oportunidade de assistir a um treino completo, e reforçou. “Em parceria com as equipes, podemos criar algumas soluções para incentivar mais treino quando as condições climáticas não estiverem favoráveis, como alocar mais pneus, mas todos teriam que concordar com isso, já que não estamos em posição de criar as regras de pneus”, concluiu.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.