F1- Pilotos terão números permanentes a partir de 2014

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013 às 18:38

Gilles Villeneuve

Pilotos com números permanentes serão uma realidade a partir do Campeonato Mundial de F1 de 2014, confirmou a FIA.

A proposta foi discutida durante a reunião do Grupo de Estratégia de F1 nesta segunda feira sendo aprovada e entra em vigor imediatamente, devendo ser implementada antes da temporada de 2014.

A FIA deu ao Grupo de Estratégia e à Comissão um mandato único para impor mudanças de regras em sua reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, na semana passada.

Enquanto o nº 1 será reservado para o atual campeão mundial – que ele pode optar em usá-lo – todos os outros pilotos poderão escolher o seu número de corrida, entre 2 e 99.

Se mais de um piloto escolher o mesmo número, a prioridade será determinada pela ordem de classificação no campeonato do ano passado.

As mudanças, portanto, significam que Sebastian Vettel vai ter a opção de correr como nº 1 no próximo ano, com Fernando Alonso da Ferrari tendo a segunda escolha de números.

O novo sistema de F1 é semelhante ao usado em corridas de motos, onde os pilotos permanecem com seus números toda sua carreira esportiva, como Valentino Rossi e seu icônico nº 46, e podem escolher se querem ou não mudar para o nº 1 quando campeões.

No automobilismo americano, são as equipes ao invés de pilotos, que normalmente mantém números permanentes e é uma raridade campeões usarem o nº 1.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.