F1 – Pilotos deram mais voltas nos testes de Jerez neste ano

domingo, 8 de fevereiro de 2015 às 9:18

Pneus da Fórmula 1

Em Jerez, mesmo com temperaturas baixas e uma pista muito abrasiva, os comentários dos pilotos foram bastante positivos após os quatro primeiros dias de testes da pré-temporada da Fórmula 1 2015. Os pilotos deram mais voltas do que em 2014, mostrando claramente a fenomenal evolução da tecnologia híbrida.

Paul Hembery, Diretor de Motorsport da Pirelli:

“Os testes realizados nestes quatro dias em Jerez foram bastante evolutivos, com todas as equipes presentes dando muito mais voltas do que nesta mesma época, no ano passado. O que nos mostra a evolução fenomenal do desenvolvimento desta tecnologia híbrida. As equipes puderam testar em diferentes condições climáticas e, mesmo em uma pista muito abrasiva, as equipes não tiveram problemas com os pneus, tanto que os comentários dos pilotos de modo geral foram bastante positivos. Do ponto de vista dos pneus, os dois testes em Barcelona no final deste mês deverão ser ainda mais representativos, desde que o clima se mantenha favorável. A nossa previsão é que o nosso protótipo, o chamado “duro de inverno” – um composto desenvolvido especialmente para estes testes, e que se aquece mais rapidamente – foi largamente elogiado pelos pilotos. É claro que os carros já evoluíram muito desde 2014 e, para esta temporada, prevemos ainda mais melhorias até a largada do GP da Austrália, em março.”

Jogos de pneus trazidos para Jerez: 284, dos quais cinco supermacios; 37 macios; 120 médios; 57 duros; 40 intermediários; 25 para pista molhada.

Jogos de pneus usados: 155, dos quais nenhum supermacio; 21 macios; 83 médios; 29 duros; 16 intermediários; e seis para pista molhada

Os pneus “duros de inverno”, protótipos especiais da Pirelli (16 jogos), também foram trazidos para Jerez. Foram disponibilizados dois jogos deles por equipe, para o total das três sessões de testes de pré-temporada. Trata-se de um pneu protótipo, usado estritamente para fins de teste, e que não fará parte da gama de P Zero neste ano. É um pneu duro com um composto diferente, e com uma margem de trabalho menor, o que lhe permite chegar mais rapidamente à condição ideal de performance, mesmo com o clima frio. Ou seja, ele é bem adaptado às condições meteorológicas europeias no mês de fevereiro.

Maiores stints em Jerez, por tipo de pneu:

– Supermacio: não foi usado
– Macios: Pastor Maldonado (Lotus) 19 voltas, no 3º dia de testes
– Médios: Nico Rosberg (Mercedes) 29 voltas, no 1º dia
– Duros de Inverno: Nico Rosberg (Mercedes) 34 voltas, no 1º dia
– Duros: Nico Rosberg (Mercedes) 42 voltas, no 1º dia
– Intermediários: Nico Rosberg (Mercedes) 25 voltas, no 3º dia
– Para pista molhada: Felipe Nasr (Sauber) 4 voltas, no 2º dia

Os melhores tempos e o tipo de pneu usado em cada dia de teste:

1º dia Sebastian Vettel (Ferrari) 60 voltas – 1min22s620, com pneus médios
2º dia Sebastian Vettel (Ferrari) 89 – 1min20s984, com pneus médios
3º dia Felipe Nasr (Sauber) 109 – 1min21s545, com pneus macios
4º dia Kimi Räikkönen (Ferrari) 106 – 1min20s841, com pneus macios

Depois de quatro dias de ensaio, foram dadas 2.294 voltas. No ano passado, nestes mesmos testes pré-temporada, foram dadas 1.470 voltas, com 11 equipes na pista, em vez das oito deste ano. O tempo mais rápido em 2014 foi de 1min23s276s (Kevin Magnussen, da McLaren), mostrando que houve um incrível aumento no desempenho e na confiabilidade em comparação com os testes do ano passado.

Cada equipe terá direito ainda a usar mais 135 jogos de pneus para testes, ao longo de toda a temporada de 2015. Serão mais duas sessões, desta vez em Barcelona: de 19 a 22 fevereiro; e de 26 até 1º de março.

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