F1 – Pilotos avisam sobre perigos da tática de ‘acelerar e reduzir’

sábado, 15 de março de 2014 às 16:40

Jenson Button

Os pilotos da Formula 1 dizem que tudo que eles podem fazer é esperar que as táticas de ‘acelerar e reduzir’ não causem quaisquer problemas de segurança no GP da Austrália.

Como Autosport revelou, alguns pilotos disseram ao diretor de corridas da F1 Charlie Whiting, que estão preocupados com as consequências se um carro à frente de repente deixar de acelerar para economizar combustível.

Whiting lhes disse que havia pouco que pudesse fazer para resolver a situação, além de deixar claro que os pilotos tinham de ser responsáveis ao reduzir a velocidade deliberadamente.

Jenson Button, um dos pilotos que falaram sobre o assunto na coletiva de pilotos, disse no sábado: “Não é simples como era no passado, onde você ia pé no fundo na maior parte da corrida e talvez poupasse nas últimas sete ou oito voltas. Esta era a maneira mais rápida de correr nos anos anteriores”.

“Agora acho que desde o início os pilotos estarão economizando combustível. Vai ser complicado para realmente perceber isto – e esta vai ser a pior, porque é a primeira corrida do ano. Nós vamos nos acostumar com isto, eu tenho certeza. Os pilotos têm o controle de quando tirar o pé para economizar combustível. Espero que todos estejam na mesma situação e que, provavelmente, não teremos quaisquer problemas”.

“Mas sim, é claro, se um cara está tirando o pé a 180 metros antes da curva e outro tira a 90 metros, isto tornará a corrida um pouco mais difícil”.

Sebastian Vettel estava ciente da possibilidade de um incidente acontecer – mas não queria se posicionar ainda, até que tenha visto como os eventos acontecem.

“Se o pior vem depois do pior, poderia ser uma situação estranha”, disse ele. “Eu acho que nós precisamos aprender a lidar com isso e espero que não ocorra quaisquer problemas”.

“Precisamos ver se é ruim. Se todo mundo está no mesmo barco é bom, mas com certeza teremos diferenças entre o consumo de combustível dos carros. Então poderia ser uma situação diferente”.

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.