F1 – Pergunta da Mercedes sobre o consumo de óleo causa intriga

terça-feira, 22 de maio de 2018 às 9:07

Mercedes

O debate atual em relação ao consumo de óleo na Fórmula 1 sofreu uma nova reviravolta com um esclarecimento enviado pela Mercedes à FIA.

Quando uma equipe ou fornecedora de motor faz perguntas à federação, normalmente é por acreditar que algum rival já ganhou vantagem ou por enxergar uma potencial brecha e querer que ela seja fechada publicamente antes de alguém seguir aquele caminho.

Neste caso, a Mercedes disse à FIA que ficaria satisfeita se a resposta fosse “circulada para todas as fabricantes de unidades de potência”.

Recentemente, sua divisão de motores HPP escreveu para a federação perguntando se o óleo usado “no sistema do turbocompressor” está incluído no artigo 20 do regulamento técnico, a seção que cobre a definição, as propriedades e a composição do óleo, além de estipular que “nenhum competidor pode usar mais de um óleo em um determinado motor durante um evento”.

A Mercedes também questionou se o óleo do sistema de turbo precisa obedecer ao limite de consumo de 0.6 litros/100 km que foi introduzido visando impedir que as equipes utilizem o óleo para aumentar a potência.

A FIA respondeu afirmativamente, confirmando que todos os óleos têm de estar de acordo com as exigências especificadas no artigo 20 e que o turbo é considerado parte do motor.

Essencialmente, a Mercedes apontou uma potencial brecha nas regras que poderia significar que o turbo é considerado separadamente do motor de combustão interna, ou V6. A carta original foi enviada por Chris Jilbert, chefe da engenharia do produto na Mercedes HPP em Brixworth, a Charlie Whiting, da FIA.

Na carta, ele perguntou: “Com a exceção dos óleos de transformador usados dentro dos circuitos de arrefecimento do ERS e dos óleos hidráulicos usados nos atuadores da unidade de potência (ambos deveriam ter zero consumo em operação), todos os óleos (especificamente, qualquer óleo utilizado no sistema do turbocompressor) usados na unidade de potência precisam obedecer ao artigo 20?”

A resposta de Whiting foi: “Todos os óleos usados no motor devem obedecer ao artigo 20 do regulamento técnico da F1. O turbocompressor é considerado parte do motor”.

A segunda pergunta de Jilbert foi: “Se a resposta para a primeira pergunta for ‘sim’, isso significa que o consumo combinado de todos os óleos da unidade de potência devem respeitar o limite de 0.6 litros/100 km citado dentro da TD/012-17?”, referindo-se a diretrizes técnicas anteriores em relação ao consumo de óleo. Whiting respondeu “sim”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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