F1 – Pat Fry: Meio carro novo é possível nesta temporada

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021 às 14:14

Pat Fry – Renault

O chefe técnico da Renault, Pat Fry, diz que o escopo das equipes para modificar seus carros para 2021 é bastante amplo.

A fim de cortar gastos em face da pandemia global, grande parte dos carros de 2020 foram congelados e transportados para a temporada de 2021, deixando as equipes com dois tokens para usar em atualizações de chassis ao longo da temporada.

Um corte dos dois lados do assoalho logo à frente das rodas traseiras também foi feito para reduzir os níveis de downforce.

Mas Fry deixou claro que essas regras não significam que as equipes devem ficar com praticamente os mesmos carros de 2020. Na verdade, ele acredita que sua equipe, conhecida como Alpine para a temporada de 2021, pode construir um “meio-novo carro”.

“Embora várias partes do carro estejam homologadas e por isso você não pode mudá-las, ainda há muito que está em aberto para ser conquistado”, disse ele.

“Você não pode fazer um carro totalmente novo, mas definitivamente pode fazer metade dele. Estamos trabalhando para descobrir o que pensamos ser sensato e tentando fazer o máximo que pudermos.”

E isso envolverá examinar todas as áreas do carro em busca de melhorias.

“Além de nariz, chassi, motor e caixa de câmbio, estamos revisando quase tudo. Acho que vai ser igual para todos”, disse Fry.

“Acho que a direção do desenvolvimento aerodinâmico que temos tido, em termos da filosofia do que queremos dele, tem sido boa e precisamos continuar nessa direção. O assoalho muda, e com isso mudam as estruturas do fluxo de ar de forma bastante dramática, mas, novamente, é o mesmo para todos.”

“Só precisamos fazer o melhor que pudermos para lidar com isso. Mas, fundamentalmente, ainda estamos apenas tentando construir sobre a filosofia que temos. Ainda há muito espaço para o que você pode fazer dentro das regras.”

Fry espera que as mudanças aerodinâmicas criem mais oportunidades para a McLaren. As mudanças removem uma área aerodinâmica fundamental à frente do pneu traseiro, mas como a McLaren está mudando para a UP Mercedes em 2021, isso já significa que eles terão que brincar com seu carro mais do que seus rivais.

“A mudança no assoalho, embora pareça uma mudança bem pequena e insignificante, como ela muda realmente a aerodinâmica na parte traseira do carro é de fato dramática,” Fry continuou.

“Dependerá de quem realmente conseguirá lidar com isso da melhor maneira, para ver como isso realmente perturbará a ordem vista em 2020.”

“Acho que a McLaren pode mudar mais do que a maioria das outras equipes, porque obviamente, com uma mudança na unidade de potência, isso permite que você mude pontos de downforce de outras partes do carro, além do que já foi homologado.”

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.