F1 – Pat Fry: “Em Interlagos dependeremos do asfalto”

terça-feira, 4 de novembro de 2014 às 16:17

Ferrari

Interlagos e Austin têm em comum o sentido anti-horário. Mas é difícil encontrar outras semelhanças entre as duas pistas. A pista do Brasil, a segunda mais curta da temporada depois de Mônaco, requer uma abordagem diferente, como explica o Pat Fry da Ferrari: “Em termos de downforce, o nível necessário para fazer os pneus funcionarem bem no Brasil é um pouco menor do que adotado em Austin, que estava muito próximo à configuração máxima”.

“As características de Interlagos exigem que em certos pontos você tem que frear em uma curva e isso faz com que seja difícil encontrar um equilíbrio ideal do carro, porque há forças laterais altas para serem consideradas. Também precisa identificar o nível aerodinâmico correto para ser capaz de ter um bom desempenho nas curvas lentas e médias, sem afetar a velocidade na curva de subida que leva para a reta de chegada”.

Originalmente foi decidido trazer para o Brasil os pneus médios e duros, mas mudaram de ideia, ao saberem que a pista foi totalmente reasfaltada. “Quando se soube que o novo piso seria mais gentil com os pneus, decidiu-se optar por uma solução que iria deixar todo mundo mais relaxado, e por isso teremos os compostos médios e macios”, disse Fry. “No passado o desgaste nesta pista era muito pronunciado e levaram os engenheiros a optar por estratégias de várias paradas. Eu não posso dizer com certeza quais as condições com a nova superfície, temos que esperar para ver a atividade na pista para aprender mais”.

A história de Interlagos também foi escrita por muitas corridas em que os pneus slicks foram mantidos guardados. Atualmente, a previsão do tempo menciona trovoadas na sexta-feira e sábado, com tempo ensolarado e quente para a corrida. É muito cedo, no entanto, para confiar. Uma sexta-feira de treinos livres no seco seria muito bem-vinda pela Ferrari, explica Fry: “Mesmo vindo da corrida em Austin, ainda temos um grande número de peças que temos para testar e avaliar. Se trata, obviamente, de um trabalho mais direcionado para 2015 do que para a atual temporada”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.