F1 – Para Prost, limitação de testes em 2014 será o maior desafio das equipes

terça-feira, 4 de junho de 2013 às 15:32

Alain Prost

Alain Prost acredita que a falta de testes fará com que as equipes tenham ainda mais dificuldades para se adaptar aos novos motores da categoria, criando um desafio sem precedentes para os pilotos. Enquanto que o planejamento de testes para 2014 ainda está sendo discutido, rumores indicam que ocorrerão apenas três seções na pré-temporada, apesar das equipes também cogitarem organizar testes durante o campeonato. Em 2014, a categoria terá os novos motores V6 1.6 Turbo, e esta será a primeira vez que tamanhas mudanças são implementadas sem que ocorram testes intensivos.

“Antigamente, quando tínhamos novas tecnologias, fazíamos muitas horas de testes,” explicou Prost. “Hoje em dia, eles terão apenas três seções na pré-temporada. Este será um dos maiores desafios, pois se adaptar é muito difícil.”

O tetracampeão mundial, que venceu 35 corridas correndo com motores Turbo da Renault, TAG Porsche e Honda, suspeita que os novos propulsores mudarão a maneira de lhe dar com os pneus. Mas ele ainda não tem certeza de quanto isso afetará a situação atual, já que ninguém sabe como serão os compostos de 2014.

“Tudo depende dos pneus do próximo ano, então não sabemos,” falou Prost. “Você não pode comparar os motores turbo de 2014 com o que tínhamos na minha época. Mas quando você ganha em potência, os pneus reagem diferentemente.”

Prost também acredita que as mudanças favorecerão os pilotos que se interessam um pouco mais pela parte técnica do esporte.

“Os carros de 2014 serão muito interessantes. Veremos alguns pilotos, com características diferentes, se envolvendo mais com os engenheiros e com a tecnologia. Consequentemente, eles podem ter uma certa vantagem, ou um melhor entendimento do que os outros,” completou o francês.

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.