F1 – Para Ferrari, prioridade é assegurar cumprimento da regra para testes

sábado, 1 de junho de 2013 às 16:21

Ferrari de Fernando Alonso

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

Ferrari insiste que a sua prioridade continua a ser assegurar que a regulamentação de testes da F1 seja cumprida, apesar de também passar a ser ré no processo inicialmente movido apenas contra a Mercedes, segundo anunciou a FIA nesta sexta-feira.

Red Bull e Ferrari protestaram contra a Mercedes no final de semana do GP de Mônaco, pela equipe rival ter efetuado após o GP da Espanha um teste secreto de pneus Pirelli com o carro de 2013, algo proibido pelo regulamento mas que foi requisitado pela própria fabricante de pneus. Os comissários em Mônaco se abstiveram inicialmente de julgar a matéria.

A Ferrari, no entanto, fez o mesmo duas semanas antes com um modelo de 2011 (o F150), através da sua divisão de carros clientes, a Corse Clienti. Maiores detalhes não foram divulgados. Segundo o artigo 22.1 do regulamento desportivo da F1, carros do ano em vigor e dos dois anteriores não poderiam ser testados em meio ao campeonato atual, algo que ainda pode ser discutido, já que muitos acreditavam que modelos de 2011 poderiam ser avaliados.

“Em referência aos inúmeros comentários e interpretações que circularam nos últimos dias, a Ferrari não quer fazer qualquer outro comentário. A situação é bastante simples, (e foi desencadeada) a partir do momento em que uma equipe quebrou o que é um regulamento bastante claro. A questão fundamental refere-se à conformidade com o artigo 22 dos regulamentos desportivos, que não permite o uso do carro do ano em vigor ou do anterior para qualquer tipo de teste durante a temporada. Esse é o único aspecto substancial. Todo o resto é detalhe irrelevante”, disse um porta-voz da Ferrari ao site Autosport.

A Mercedes, por sua vez, insiste que o seu teste com o carro de 2013 foi ratificado pela FIA. Caso a audiência disciplinar aponte que qualquer das equipes tenha um caso para responder, em seguida, a matéria vai para o Tribunal Internacional da FIA.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.