F1 – Pai de Stroll lidera pool que compra a Force India

terça-feira, 7 de agosto de 2018 às 17:31

Lawrence e Lance Stroll

Assim como o Autoracing já havia antecipado na última coluna de Adauto Silva, a agência REUTERS confirmou hoje que a Force India sairá da “concordata” após um acordo de resgate envolvendo um consórcio de investidores liderado pelo bilionário canadense Lawrence Stroll.

Administradores disseram que os credores serão pagos na íntegra e todos os 405 postos de trabalho da equipe de Silverstone, que era co-controlada pelo empresário indiano Vijay Mallya e terminou em P4 no ano passado, estão seguros.

Stroll é o pai do piloto da Williams, Lance.

Além de Stroll, os investidores nomeados foram o empresário canadense Andre Desmarais, Jonathan Dudman, o John Idol, o investidor de telecomunicações John McCaw Jr, Michael de Picciotto e o parceiro de negócios de Stroll, Silas Chou.

“Este resultado garante o futuro da equipe Force India na Fórmula 1 e permitirá que nossa dupla de pilotos compita com todo o nosso potencial”, disse o diretor de operações da equipe, Otmar Szafnauer.

“Estou muito contente por termos o apoio de um consórcio de investidores que acreditam em nós como uma equipe e que vêem o considerável potencial de negócios que a Force India tem na F1 agora e no futuro”.

A dupla de pilotos da Force India é formada pelo mexicano Sergio Perez e o francês Esteban Ocon, apoiado pela Mercedes, mas Stroll, de 19 anos, agora parece que se mudará da Williams na próxima temporada devido ao envolvimento de seu pai.

O administrador conjunto Geoff Rowley disse que um financiamento “muito maior” para apoiar a equipe será disponibilizado imediatamente quando a empresa sair da administração.

Ele espera que isso aconteça dentro de duas a três semanas, com a equipe pronta para competir na próxima corrida em Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 26 de agosto.

“É raro que uma empresa possa ser resgatada e devolvida a uma posição de solvência”, disse Rowley no comunicado.

“A qualidade das diversas partes interessadas foi impressionante e exigiu uma análise cuidadosa à medida que a concordata avançava.”

“Tendo seguido um processo robusto, no final ficamos com uma oferta altamente confiável para salvar a empresa e restaurar a solvência.”

A equipe entrou em concordata no final do mês passado, com Perez acionando o processo.

O mexicano disse que deviam a ele mais de 6 milhões de dólares como parte dos acordos de patrocínio trazidos para a equipe, enquanto a fornecedora de motores Mercedes é credora cerca de 22 milhões de dólares. O principal patrocinador BWT também esteve envolvido.

Os problemas da Force India foram bem documentados, com Mallya lutando contra uma tentativa da Índia de extraditá-lo da Grã-Bretanha para enfrentar acusações de fraude, o que ele nega.

Um grupo de bancos indianos está tentando recuperar mais de US $ 1,5 bilhão em empréstimos concedidos à extinta Kingfisher Airlines.

AS - www.autoracing.com.br

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