F1 – Os números dos testes em Jerez
domingo, 10 de fevereiro de 2013 às 9:57
Testes da Fórmula 1 em Jerez
• As equipes têm direito a 100 jogos de pneus por carro por ano para testes. As equipes se concentraram em testar os diferentes compostos, a fim de obter uma leitura inicial sobre como está o desgaste da última geração dos pneus, tanto quando novos e usados. A Pirelli levou um total de 35 jogos por carro para este teste (20 escolhidos pela Pirelli, 15 pelas equipes).
• O Ambiente e temperatura da pista foram amenos, na região de 15 graus centígrados dia a maioria das médias diárias, o que levou a um risco de granulação. Isto ocorre quando um pneu não alcança a temperatura ideal, e o atrito contra a superfície da pista cria um padrão semelhante a ondas de desgaste, conhecido como granulação. Isto foi observado na maior parte das condições muito frias da manhã – por vezes, com temperaturas de menos de cinco graus centígrados – e acentuada pela superfície abrasiva.
• Como as condições e o desenho da pista de Jerez não são realmente típicos de qualquer outro lugar do calendário, a diferença de tempo obtida entre os compostos não deverá ser completamente representativa para o resto da temporada.
Fatos do teste:
• Maior número de voltas de Jerez: Gutierrez – 252 voltas; Di Resta – 240 voltas; Massa – 227 voltas.
• Algumas equipes foram capazes de percorrer até 700 quilômetros por dia: o equivalente a mais de dois GPs.
• Nenhum dos pneus intermediários ou de chuva foram usados para definir um tempo de volta, pois as condições permaneceram completamente secas em todos os quatro dias.
• Além de avaliar carros e pneus, as equipes também realizaram treinos de pit stops.
• A marcação laranja para o pneu duro foi vista pela primeira vez, substituindo a prata do ano passado.
• O layout técnico de Jerez tem curvas lentas, colocando pesadas exigências em termos de tração: particularmente sobre os pneus traseiros.
• A macro-rugosidade elevada da pista em Jerez é causada por uma falta de betume no asfalto, conduzindo a uma superfície relativamente ‘solta’, o que cria a abrasão.
Números do teste:
• O número total de conjuntos trazidos para Jerez: 385, o que equivale a 1.540 pneus
– Pneus supermacios: 7 jogos
– Pneus macios: 49 conjuntos
– Pneus médios: 157 conjuntos
– Pneus duros: 95 conjuntos
– Pneus intermediários: 42 conjuntos
– Pneus de chuva: 35 conjuntos
• A quantidade total de conjuntos usados: 251
– Pneus supermacios: 3 conjuntos
– Pneus macios: 33 conjuntos
– Pneus médios: 137 conjuntos
– Pneus duros: 74 conjuntos
– Pneus intermediários: 3 séries
– Pneus de chuva: 1 jogo
• Tiros mais longos: 20 voltas com o composto duro
– 24 voltas do composto médio
– 12 voltas com o composto macio
– 8 voltas com o composto supermacio
– 3 voltas com o composto intermediário
– 1 volta no composto molhado
• A temperatura ambiente mais alta/menor durante quatro dias: 3° C (dia 3) / 22 °C (dia 1)
• Temperatura da pista menor / maior durante os quatro dias: 5° C (dia 3) / 28° C (dia 1)
Tempos do teste:
Dia 1
1. Jenson Button, da McLaren 1.18.861 Duro
2. Mark Webber, da Red Bull 1.19.709 Médio
3. Romain Grosjean, Lotus 1.19.796 Duro
Dia 2
1. Romain Grosjean, Lotus 1.18.218 Macio
2. Paul Di Resta, da Force India 1.19.003 Macio
3. Daniel Ricciardo, da Toro Rosso 1.19.134 Médio
Dia 3
1. Felipe Massa, da Ferrari 1.17.879 Macio
2. Nico Rosberg, da Mercedes 1.18.766 Médio
3. Sebastian Vettel, da Red Bull 1.19.052 Médio
Dia 4
1. Kimi Raikkonen, Lotus 1.18.148 Macio
2. Jules Bianchi, da Force India 1.18.175 Macio
3. Sebastian Vettel, da Red Bull 1.18.565 Duro
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