F1 – Onde as equipes gastaram seus tokens de desenvolvimento?

segunda-feira, 15 de março de 2021 às 17:09

Bahrain – Pré-temporada 2021- Dia 2

A Fórmula 1 congelou parte do desenvolvimento de carros no ano passado para reduzir os custos das equipes, mas não proibiu totalmente o progresso entre as temporadas de 2020 e 2021.

Um sistema de tokens foi criado para permitir o desenvolvimento limitado de outras partes dos carros, impedindo que esta temporada simplesmente se tornasse uma repetição do ano passado.

Isso permite que as equipes façam alguns upgrades em peças aerodinâmicas e uma série de áreas listadas na tentativa de melhorar o desempenho, mas deve garantir que nenhuma seja capaz de revisar completamente seu carro 2020 para este ano.

Com as mudanças nos regulamentos este ano reduzindo o downforce, o desempenho aerodinâmico foi atingido para reduzir as cargas que passam pelos pneus Pirelli. Recuperar essa perda é um grande foco para muitos, embora não exclusivamente para o propósito do gasto de tokens.

Então, apesar de algumas equipes terem se negado a revelar onde gastaram seus tokens, passada a pré-temporada pudemos ver algumas coisas novas…

O que são tokens de desenvolvimento?
Cada token de desenvolvimento permite que uma equipe desenvolva uma área específica de seu carro 2020 para essa temporada de 2021.

As equipes estavam se preparando para um regulamento novo este ano, exigindo que eles projetassem carros do zero. No entanto, a pandemia do coronavírus forçou as fábricas a fechar e esgotar os orçamentos das equipes, de modo que o novo regulamento foi adiado para 2022.

Para evitar uma batalha de orçamento para atualizar seus carros deste ano, cada equipe recebeu dois tokens para restringir o desenvolvimento em áreas controladas do carro, ao mesmo tempo em que lhes permite melhorar o desempenho e potencialmente embaralhar o grid. Também permite que eles se adaptem às mudanças de regras aerodinâmicas introduzidas este ano.

Assim como o sistema de tokens das UPs usado em temporadas anteriores, as equipes não podem desenvolver as áreas controladas fora de seus gastos de token. Os tokens só têm um uso único, então não há segundas chances se as coisas não derem certo de acordo com o plano das equipes.

Onde as equipes podem gastar tokens de desenvolvimento?
A FIA estabeleceu uma lista clara de componentes e áreas que as equipes não podem desenvolver entre 2020 e o final de 2021, incluindo o chassi, caixa de câmbio e freios.

Há também uma lista de peças que podem ser atualizadas com tokens e estas foram atribuídas um valor de token de um ou dois cada um, o que significa que, em teoria, um único componente poderia ser atualizado duas vezes ao longo da temporada, ou uma parte maior apenas uma vez, dependendo do custo.

Além disso, as áreas que podem ser desenvolvidas livres de qualquer gasto de token incluem estruturas de impacto lateral, componentes aerodinâmicos, sistemas de suspensão e resfriamento.

Os componentes de token único incluem DRS, sistemas de embreagem, freios, sistemas hidráulico e de combustível, além de equipamentos de pit stop.

Dois tokens serão necessários para desenvolver qualquer uma das estruturas de célula de sobrevivência e impacto, caixa de velocidades, eixo de tração, parte interna da suspensão dianteira e traseira e aros das rodas.

A McLaren recebeu dispensa especial para fazer as modificações necessárias para sua mudança da UP Renault para a Mercedes. Ela gastou ambos os seus tokens de desenvolvimento neste trabalho nos termos do artigo 22.8.6 do regulamento técnico e em nenhum outro lugar.

Outras equipes gastaram seus tokens de várias maneiras. Um foco para os carros deste ano é recuperar o downforce perdido entre as temporadas após os novos regulamentos atingirem o desempenho aerodinâmico. Os assoalhos dos carros foram reduzidos em tamanho e agora seguem longe da borda principal pelos sidepods, cortando para dentro em direção ao interior dos pneus traseiros. A parte de baixo (strakes) do difusor traseiro também foram reduzidos em comprimento para reduzir a produção de downforce na parte traseira do carro.

Onde cada equipe gastou seus tokens?
Mercedes – A equipe optou por não divulgar onde gastou tokens do W12, com o diretor técnico James Allison admitindo que era puramente para evitar que as equipes tenham mais tempo para copiar quaisquer novos projetos que a equipe executará em 2021. “Gastamos nossos tokens, mas não revelaremos como os usamos ainda. Isso vai ficar claro com o tempo.”

Com os testes de pré-temporada deste final se semana ao vivo aqui no Autoracing, parece ter ficado claro que a Mercedes mexeu bastante no assoalho, redesenhou a caixa de câmbio para ficar menor mexeu na suspensão, portanto ela gastou algum token – ou dois – em um ou dois desses três itens.

Red Bull – A Red Bull também não revelou onde gastou os tokens de desenvolvimento, mas depois de um ano lutando contra a instabilidade traseira, na pré-temporada deu para ver que o sistema de suspensão traseira semelhante ao da Mercedes está no carro, portanto não seria uma estimativa tola afirmar que algum token foi muito bem gasto lá. O outro? Ainda não se sabe…

McLaren – De acordo com o artigo 22.8.6, a equipe teve que gastar ambos os seus tokens de desenvolvimento encaixando uma UP Mercedes em seu chassi para 2021, sob o olhar atento da FIA, que garantiu que eles não estavam fazendo mudanças puramente para ganho de desempenho. A equipe disse na temporada passada que não estava feliz com o sistema de tokens permitindo que a Aston Martin adotasse as peças da Mercedes 2020 gratuitamente. Mas a McLaren foi bem nessa pré-temporada, portanto é possível afirmar com alta dose de acerto que eles fizeram um ótimo trabalho no carro.

Aston Martin – Devido a uma brecha no regulamento, a Aston Martin adotará a suspensão traseira da Mercedes 2020 gratuitamente, pois correu a versão 2019 no ano passado. Isso permitiu que ela gastasse seus tokens de desenvolvimento na modificação da célula de sobrevivência de seu AMR21. Apesar do carro novo não ser uma cópia do Mercedes W12, é o mais parecido do grid e o que usa mais componentes da Mercedes. A Aston Martin não foi bem nessa pré-temporada e teve algumas dificuldades extremamente parecidas com as dificuldades encontradas pela equipe Mercedes.

Alpine – Outra equipe a se concentrar na traseira de seu carro de 21, a Alpine não disse especificamente onde gastou seus tokens. “Muitas mudanças na parte traseira do carro, foi aqui que focamos nossa atenção porque foi aí que o regulamento nos impactou”, disse o diretor executivo da Alpine, Marcin Budkowski.

Ferrari – A nova Ferrari apresenta um design de cone de nariz dianteiro alterado para se aproximar do desenho estilo Mercedes, mas a equipe concentrou seus gastos com token na parte traseira do carro. O SF21 terá uma nova transmissão traseira e suspensão, em um esforço para recuperar o downforce perdido afilando a parte traseira do carro.

AlphaTauri – A equipe diz que gastou seus tokens na frente de seu carro, especificamente um novo nariz e na suspensão dianteira. “Acreditamos que o chassi e a UP fornecem uma boa linha de base, por isso estamos felizes por ter gasto nossos tokens em outro lugar para 2021”, disse a diretora técnica Jody Egginton. A AlphaTauri é outra equipe que andou bem na pré-temporada, mas Gasy disse que ainda há trabalho a fazer na traseira do carro, que está um pouco mais solta do que eles esperavam.

Alfa Romeo – O chefe técnico da Alfa, Jan Monchaux, foi franco sobre a equipe gastar seus tokens de desenvolvimento na frente do carro. Um novo design de nariz foi o foco durante o inverno. “Decidimos investir nossos dois tokens em um novo nariz, então todo o nariz e a caixa de colisão obviamente são novinhas, que foi impulsionada principalmente por razões aerodinâmicas”, disse Monchaux.

Haas – Uma equipe que já está totalmente focada em 2022, a Haas não gastou nenhum token de desenvolvimento em seu VF-20. “Não usamos os tokens de desenvolvimento este ano. Eu não diria que é uma temporada de espera, é mais uma temporada de transição”, disse o diretor da equipe Gunther Steiner. Não por acaso, na pré-temporada a Haas se mostrou a pior equipe do grid.

Williams – Tendo já gasto um único token em 2020, a Williams não se desenvolveu em outros lugares.” Gastamos um de nossos tokens no ano passado e não vou divulgar onde o fizemos porque gastamos um no ano passado e isso nos deixou com apenas um”, disse o diretor da equipe, Simon Roberts. “Não havia o suficiente para entrar com um nariz novo ou qualquer uma das estruturas.”

AS - www.autoracing.com.br

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