F1 – Oficial: Vettel será investigado pela FIA

quarta-feira, 28 de junho de 2017 às 18:08
FIA

FIA

A FIA lançou uma investigação formal sobre se novas ações devem ser tomadas sobre a colisão de Sebastian Vettel com o rival Lewis Hamilton no GP de Azerbaijão.

Em meio a sugestões de que o órgão não estava satisfeito com a penalidade de 10 segundos para Vettel – depois que ele bateu em Hamilton enquanto eles se preparavam para uma da várias relargadas atrás do safety-car que aconteceram no GP do Azerbaijão – a FIA confirmou hoje que a situação será reexaminada.

Um porta-voz da FIA disse que as evidências estavam sendo avaliadas e uma decisão sobre se mais sansões serão aplicadas será feita antes da próxima corrida na Áustria, no circuito Red Bull Ring.

Um comunicado da FIA disse: “Na sequência do recente incidente no GP do Azerbaijão, no qual o carro # 5 (Sebastian Vettel) esteve envolvido em uma colisão com o carro # 44 (Lewis Hamilton), a FIA examinará as causas do incidente na segunda-feira, 3 de julho, para avaliar se uma ação adicional será necessária.”

“Uma declaração sobre o resultado deste processo será disponibilizada antes do próximo Grande Prêmio da Áustria”.

A análise da FIA da telemetria de Hamilton em Baku confirmou que ele não fez teste de freios na frente de Vettel, enquanto Vettel não aceitou que ele havia feito errado logo após a corrida.

Na última temporada, como o Autoracing já havia publicado mais cedo, Vettel escapou de ser levado na frente do Tribunal Internacional da FIA por ter usado palavrões contra o diretor de corrida F1 Charlie Whiting durante o Grande Prêmio de México de 2016.

Naquela vez Vettel pediu desculpas, mas foi advertido que ações seriam tomadas, caso ele cometesse outra ofensa grave. “A FIA aproveita a oportunidade para informar que, no caso de qualquer incidente futuro semelhante ao ocorrido no México, serão tomadas medidas disciplinares pelo Tribunal Internacional da FIA,” disse o comunicado da época.

Embora o uso de linguagem incorreta não seja o caso desta vez, o fato de Vettel ter dito que não fez nada errado pode ser um problema.

Se a FIA decidir que outras ações são necessárias, o Tribunal pode banir o piloto alemão de uma corrida.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.