F1 – O que os prognósticos apontam quanto às qualidades de Hamilton e Verstappen?

sexta-feira, 16 de abril de 2021 às 12:17

Verstappen x Hamilton – 2021

Em recente entrevista para o portal Motorsport durante o evento de apresentação do carro de Nelsinho Piquet para a Stock Car de 2021, o tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, disse que, se o britânico Lewis Hamilton e o holandês Max Verstappen estivessem na mesma escuderia, Verstappen “engoliria” Hamilton. Segundo Piquet, isso aconteceria principalmente por conta da maior agressividade do holandês – que corre pela Red Bull – em comparação com o britânico, cuja escuderia é a Mercedes.

Mais ponderado que o pai, Nelsinho comentou que, atualmente, o heptacampeão britânico de 36 anos teria a vantagem da “experiência”, enquanto o holandês de 23 anos teria mais “garra” e “vontade”, visto que um piloto experiente aos poucos “vai perdendo aquela vontade”. Curiosamente, essas palavras de Nelsinho foram muito semelhantes às do ex-piloto austríaco Gerhard Berger a respeito do alemão Sebastian Vettel, hoje na Aston Martin: “Quando você […] já é tetracampeão mundial, chega um ponto em que talvez você não esteja na situação que deseja para assumir todos os riscos”.

É difícil dizer qual seria a grande diferença entre Hamilton e Verstappen no momento. O certo é que os prognósticos profissionais condizem com a percepção de que, se ambos pilotassem o mesmo carro, talvez as suas chances fossem basicamente as mesmas. Por exemplo, na seção de apostas esportivas do site Royal Panda, no último dia 11 de abril, a conquista do título do Campeonato de Pilotos deste ano por parte de Hamilton oferecia um retorno de 1.63, enquanto o título de Verstappen pagava um retorno de 2.44. Já o retorno caso a Mercedes conquiste novamente o Campeonato de Construtores era de 1.33, contra 2.93 da Red Bull.

Transformando os números decimais do parágrafo acima em porcentagens, é como se Hamilton tivesse aproximadamente 61% de chances de ser campeão em 2021, contra 41% de chances para Verstappen. No entanto, as chances da Mercedes – onde Hamilton tem como companheiro Valtteri Bottas – seriam de 75%, enquanto as chances da Red Bull – onde Verstappen tem a companhia de Sergio Pérez – seriam de 34%. É evidente que uma análise um pouco menos simplista levaria em conta também os méritos de Bottas e Pérez, mas os números trazidos aqui sugerem que, com o mesmo carro, as chances do britânico e do holandês seriam em torno de 50% para cada um.

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par FORMULA 1® (@f1)


Voltando para os comentários dos Piquet, é importante lembrar duas coisas: primeiro, que os mesmos foram feitos pouco depois do excelente desempenho de Verstappen no Bahrain, quando foi pole position e por pouco não venceu a corrida; segundo, que, como noticiou o portal UOL, o holandês da Red Bull atualmente namora uma das filhas de Nelson Piquet. Dito isso, tudo indica que, com o que a sua equipe mostrou neste início de ano, Verstappen terá nos próximos meses todas as condições de mostrar se é mesmo mais piloto que Hamilton. Sua equipe pode até não estar (ainda) no mesmo patamar da do britânico, mas a diferença entre a Mercedes e a Red Bull já é bem menor do que nos anos anteriores.

Por fim, falando de novo de motivação, existe um último fator que nos leva a esperar muito de Verstappen nas 23 corridas previstas para esta temporada: com tudo o que se vem dizendo ultimamente sobre uma possível aposentadoria de Lewis Hamilton no fim deste ano – embora ele próprio tenha afirmado não se sentir em fim de carreira –, 2021 possivelmente será a última oportunidade do holandês de se provar contra aquele que já é o maior piloto da história da Fórmula 1 em termos de números. Mesmo que o título não vá para Verstappen – e o mais provável é que não vá mesmo –, seu carro já lhe coloca em condições de, ao menos, prolongar a disputa por muito mais tempo do que o que vinha sendo o habitual.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.