F1 – O que esperar do GP de Portugal

quarta-feira, 28 de abril de 2021 às 14:11

Mercedes x Red Bull

O cenário da 92ª vitória de Lewis Hamilton na temporada passada, Portimão recebe a terceira corrida de uma intrigante temporada de 2021.

A Mercedes foi a vitoriosa confortável na última visita a Portugal, mas a Red Bull avançou como candidata ao título desde então e será Max Verstappen quem tentará sua primeira vitória consecutiva no domingo, após sua vitória em Ímola.

O chefe da equipe, Toto Wolff, acredita que a Red Bull perdeu oportunidades após as duas primeiras corridas, dizendo que liderar os dois campeonatos é uma “condicional para sair da cadeia”, considerando o desempenho relativo da equipe. Irá Verstappen e Perez irão puni-lo neste fim de semana com uma dobradinha?

Ainda há muitos pontos de interrogação chegando na terceira corrida de 2021. Como se sairão os companheiros de equipe dos protagonistas do título? Será que os campeões mundiais Fernando Alonso e Sebastian Vettel finalmente mostrarão sua qualidade após um início de temporada difícil? Haverá uma briga ferrenha pela liderança do segundo pelotão, já que Ferrari e McLaren parecem mais próximas? Daniel Ricciardo pegará a mão do carro em Portimão?

O que ficar atento durante o fim de semana do GP de Portugal de 2021.

Temperaturas
Ainda é uma amostra pequena, mas o novo Mercedes parece estar resolvendo os problemas que a equipe começou o ano na pré-temporada, ou seja, demora em aquecer seus pneus. Infelizmente para os Prateados, o W12 parece demorar menos agora para aquecer os pneus, mas ainda não tão bem quanto seu rival mais próximo, a Red Bull.

O problema ficou evidente em Imola, já que tanto Hamilton quanto Valtteri Bottas só começaram a estabelecer tempos decentes de volta depois de algumas delas, ficando para trás daqueles ao seu redor, com Verstappen assumindo uma confortável liderança de 6 segundos no início da corrida e Bottas caindo na metade inferior dos 10 primeiros .

Assim que Hamilton aqueceu os pneus, ele passou a perseguir o Red Bull na pista molhada. Em condições secas, isso não é um luxo que o piloto da Mercedes terá contra seu rival pelo título e pode encerrar a corrida se o piloto holandês conseguir escapar logo no início.

Felizmente para os Prateados, as condições meteorológicas em Portimão para este fim de semana são muito mais quentes, portanto eles podem não ter os mesmos problemas desta vez.

Pode até inclinar a balança para alguma vantagem da Mercedes. Uma superfície de pista mais quente poderia diminuir o tempo para o aquecimento necessário e colocar o W12 direto na janela para definir o ritmo desde o início. Embora em uma única volta seja provável que a Red Bull ainda tenha alguma vantagem, uma altíssima pressão de Mercedes liderada por Hamilton no domingo não está fora de questão de forma alguma.

Nas casas de apostas, Verstappen é o favorito para a pole, mas Hamilton tem uma pequena vantagem para vencer a corrida entre os apostadores.

Dose dupla de DRS
Embora a reta principal terá uma zona DRS mais curta do que no ano passado, há uma zona adicional descendo a colina que leva à curva 5. A zona DRS na linha de largada / chegada foi reduzida em 165m, o que pode tornar as ultrapassagens na reta menos fáceis do que no ano passado, quando estava fácil demais.

A zona secundária é uma boa adição e pode abrir a possibilidade de outra zona de ultrapassagem em uma zona de frenagem complicada na curva 5. O complicado setor final de Portimão pode ser muito apertado com ziguezagues e trocas de posição, mas deve haver muito para ficar de olho na primeira metade da volta.

Esteban Ocon e Sergio Perez mostraram o quão perto as coisas podem ficar na luta por uma posição no ano passado. A dupla inseparável durante toda a primeira metade da volta, trocando de posição várias vezes nas curvas. A zona DRS extra deve promover mais do mesmo este ano.

Carlos Sainz e Yuki Tsunoda
Carlos Sainz começou bem na Ferrari e está apenas 4 pontos atrás de Leclerc. Seu ritmo de corrida já é muito parecido com o do monegasco em apenas duas provas. Yuki Tsunoda começou sua vida na F1 com certo entusiasmo e os fãs já o apoiam mais do que o normal depois de apenas duas corridas.

Mas Tsunoda ainda não conquistou um resultado tão forte quanto o carro AlphaTauri parece verdadeiramente capaz, embora haja mais para vir tanto do carro quanto do piloto, e essa é uma perspectiva empolgante.

O próprio Tsunoda disse que vai abordar o fim de semana do GP de Portugal com uma mentalidade ligeiramente diferente das duas corridas anteriores, com o objetivo de conseguir um fim de semana mais limpo do início ao fim, em vez de atacar de imediato. Vamos ver se os fãs vão gostar dessa nova abordagem…

O Bahrain foi uma estreia nervosa, mas positiva, e Imola representou a primeira vez que o piloto japonês correu na F1 em condições instáveis de clima. Ele não foi o único a escorregar na baba, mas com mais tempo de pista em seu currículo, ele pode ser mais constante daqui em diante.

Na Ferrari, Sainz ainda não conseguiu se colocar totalmente sob a mesa em Maranello, mas o espanhol mostrou vislumbres impressionantes de ritmo de corrida contra o companheiro de equipe Charles Leclerc. A ver o que ele consegue melhorar nas voltas voadoras de classificação.

No Bahrain, ele pode ter sido assaltado no início, mas Sainz realmente fez uma grande estreia nos Vermelhos, digno de elogios de Mattia Binotto e outros membros seniores da Ferrari. Seu ritmo de corrida esteve no mesmo nível de Leclerc e ele terminou apenas 1,1 segundos atrás de Daniel Ricciardo e 8 segundos atrás de seu companheiro de equipe.

A corrida molhada em Ímola tornou as coisas mais complicadas para os pilotos e para nós, mas depois de resolver as excursões fora da pista nas primeiras voltas, ele fez uma segunda fase sólida de corrida e mais uma vez terminou apenas poucos segundos atrás de Leclerc.

Com mais um fim de semana para se inserir um pouco mais na equipe, Portimão pode ser o ponto em que poderemos ver despontar a forma de Daniel Ricciardo na McLaren.

Limites de pista
Vamos ouvir um pouco mais daquela chatice sobre os limites das pistas neste fim de semana. No ano passado, quando os pilotos ultrapassaram os limites permitidos, impressionantes 194 voltas foram excluídas por infrações no total durante o fim de semana da corrida.

O que constitui fora da pista e o que é permitido tem sido um ponto de discórdia desde a primeira volta desta temporada e com o traçado de Portimão e da curva 1 em particular, é provável que isso se repita este fim-de-semana.

Isso machucou bastante Lando Norris da última vez em Imola, pois ele perdeu sua volta de classificação que teria sido boa o suficiente para largar em P3.

O que for permitido na sexta-feira provavelmente será mais restrito na classificação de sábado, então os pilotos precisarão ficar dentro das linhas brancas para que as voltas sejam contadas. O que é absolutamente necessário é que não haja mudanças nos limites de pista da classificação para a corrida. E muito menos durante a corrida.

AS - www.autoracing.com.br

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