F1 – O que entendemos dessa sexta-feira em Barcelona?

sexta-feira, 10 de maio de 2019 às 14:23

Deixamos o Circuito da Catalunha em março esperando que a Ferrari dominasse a Formula 1, mas os sinais deixados hoje em Barcelona é que a Mercedes virou a mesa em Montmelo, depois que Valtteri Bottas encerrou o dia como o piloto mais rápido na pista.

O companheiro de equipe Lewis Hamilton não ficou muito atrás no TL2, quando a Mercedes marcou o ritmo antes do final de semana.

As duas Ferraris estão equipadas com novas UPs neste fim de semana, então por que elas parecem atrás das Flechas de Prata, tendo dominado na mesma pista há apenas dois meses?

Os erros de Mercedes mascarados?
Apesar de Bottas e Hamilton terem terminado o dia rapidamente, nenhum deles desfrutou de treinos tranquilos, com Bottas em particular lutando para encontrar aderência no TL1 antes de eventualmente fazer P1.

Hamilton também teve problemas para preparar seus pneus e ficou atravessando nas curvas nos momentos finais do TL2 enquanto corria com pneus gastos.

E a Ferrari?
Há todas as chances de que nem Leclerc e Vettel andaram em modos de motor mais brandos, dada a atualização que foi trazida antes do previsto.

Tendo corrido mais devagar no ritmo de uma volta, a Ferrari também foi pior em boa parte das simulações de corrida. O tempo dirá se a Ferrari maneirou nesta na sexta-feira – em desacordo com o que eles geralmente fizeram nesta temporada – ou se a Mercedes conseguiu abrir diferença.

Haas perto da Red Bull
As posições 5-8 no TL2: Red Bull, Haas, Red Bull, Haas com a equipe americana mostrando um ritmo supremo, com Romain Grosjean a apenas um décimo do ritmo de Max Verstappen em uma volta voadora.

O Azerbaijão foi a primeira vez nesta temporada que a Haas não colocou os dois carros entre os dez primeiros na classificação, e parece que o sábado pode passar com Grosjean e Kevin Magnussen pressionando seriamente os Red Bulls.

Ai, aqui vem as ressalvas.

Verstappen sofreu um vazamento de óleo no TL1, necessitando de uma troca de motor para o segundo treino, o TL2, durante o qual ele relatou uma série de perdas de potência.

Vendo os stints longos, a Haas parece ser cerca de um segundo por volta mais lenta que a Red Bull. Se as cargas de combustível e as configurações forem consistentes no domingo, parece que a Haas voltará a cair no pelotão, com o desgaste dos pneus sendo seu calcanhar de Aquiles vindo à tona mais uma vez.

Segundo pelotão muito louco
Apenas um segundo separou Verstappen em P5 de Lando Norris em P16, com o segundo pelotão mais uma vez amontoado.

A Racing Point teve que lidar com o Lance Stroll no TL1 e o canadense foi P13 na segunda sessão, com peças pré-atualização.

Os Renaults de Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo foram P14 e P15 no segundo treino livre.

Ambos foram mal em Baku na última vez, e a falta de melhora continua frustrante para uma equipe que no começo do ano havia sonhado em alcançar as três melhores da F1.

Até agora, isso está mais para pesadelo do que sonho.

AS - www.autoracing.com.br

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