F1 – O problema da Honda com a F1 é só a questão “verde”?

sexta-feira, 2 de outubro de 2020 às 16:44

Toro Rosso Honda

A Honda se retira da Fórmula 1 em 2022 e, em comunicado, a marca japonesa anuncia que está dando as costas ao auge do automobilismo por questões relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. No entanto, esse pode não ser o principal motivo.

Na tarde de sexta-feira, a imprensa europeia observou que a Honda Motor Company., empresa-mãe da divisão de automobilismo da Honda, estava em uma situação financeira ruim. Em agosto, parecia que os japoneses estavam no vermelho, pois as vendas de automóveis de passeio haviam caído acentuadamente, especialmente nos Estados Unidos, Índia e Japão. O surto do coronavírus desempenhou um papel importante ali.

“A Honda Motor Company registrou prejuízo fiscal de USD 765 milhões, uma reviravolta drástica após os lucros de USD 1,6 bilhão no ano anterior. São números alarmantes, pois as vendas caíram 46%”.

A Honda está sendo completamente honesta?
Portanto, parece lógico que a Honda simplesmente tenha que fazer economia. O programa da Fórmula 1 custa cerca de USD 200 milhões por temporada e, como o contrato só vai até 2021, a Fórmula 1 foi uma vítima fácil para a direção da Honda, aliás, como já tinha sido em outras oportunidades ao longo das décadas passadas.

Nas demais categorias, a Honda se manterá ativa por enquanto, o que não está de acordo com sua ambição de não emitir mais poluentes, especialmente carbono na atmosfera. Afinal, a IndyCar também é uma classe de automobilismo muito poluente e, portanto, parece que as razões subjacentes são simplesmente cortes.

E tem o problema do “fracasso” dos japoneses em não terem passado nem perto de conquistado um título mundial nessa última volta à F1 em 2015. Sua UP nunca foi confiável ou empurrou como a da Mercedes ou a da Ferrari (até 2019).

Neste ano, depois da proibição do modo de classificação – que também era usado muitas vezes durante as corridas – a UP Honda parece ter se tornado apenas a terceira força, atrás da Mercedes e da Renault.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.