F1 – O futuro de Lewis Hamilton e Toto Wolff

segunda-feira, 2 de novembro de 2020 às 18:19

Toto Wolff e Lewis Hamilton

O mundo da categoria top do automobilismo mundial ficou em choque com as declarações de Lewis Hamilton após vencer seu 94º GP em Ímola.

O hexacampeão disse que “não havia garantia” de que ele permaneceria na Fórmula 1 após o final desta temporada.

Naturalmente, seus comentários geraram grande interesse e preocupação entre todos os fãs de automobilismo, além de especulações, levantando questões que antes pareciam muito bem respondidas.

Antes da noite de domingo, havia uma suposição dentro da F1 de que era simplesmente uma questão de tempo até que o hexacampeão mundial (que logo será hepta) assinasse um novo contrato com a Mercedes. Questões sobre seu próximo contrato foram desviadas por Hamilton durante todo o ano, mas embora ele nunca tenha expressado 100% de comprometimento futuro, ele nunca deixou a si mesmo tanto espaço de manobra como fez na noite de domingo.

Então, Hamilton está realmente considerando deixar a F1 no final deste ano? Veremos Hamilton pilotar por somente mais as quatro corridas que faltam em 2020?

No interesse de colocar seus comentários num contexto correto, aqui estão algumas citações-chave desde o início do ano, seguidas pelas perguntas e respostas exatas da entrevista coletiva de domingo.

Silverstone, julho
Quando Hamilton foi questionado sobre seu futuro de longo prazo na F1, ele deu a impressão de que pretendia continuar por vários anos ainda.

“Em termos de quanto tempo vou ficar, isso é um pouco desconhecido. Eu diria que o lock down provocado pelo COVID, embora tenha sido negativo em muitos, muitos aspectos, em alguns aspectos deu a mim muita vida, muito energia para me concentrar em algumas outras coisas, e aquele pouco de tempo livre foi realmente um pouco de espaço para respirar, então isso me deu uma energia renovada para talvez ir mais longe.”

“Obviamente, há um ponto em que o lado físico e mental podem diminuir, e não sei quando isso vai acontecer, mas não vejo isso acontecendo a curto prazo, nos próximos dois ou três anos, então definitivamente estarei aqui num futuro previsível.”

Silverstone, agosto
Quando o companheiro de equipe Valtteri Bottas renovou seu próprio contrato com a Mercedes para 2021 no GP de 70 anos, Hamilton foi questionado se seguiria o exemplo.

“Eu realmente quero”, disse ele. “Tenho certeza de que Toto provavelmente está ficando um pouco ansioso porque não estou com muita pressa – tipo, Vamos fazer isso agora!”

“Não sei, sou apenas um indivíduo muito tranquilo. Acho que, particularmente em uma época em que as pessoas estão perdendo seus empregos, geralmente me sinto um pouco estranho em sentar e falar sobre números e falar sobre um novo contrato quando há pessoas lá fora que não estão comendo, há pessoas que estão morrendo de fome, há pessoas lá fora que perderam seus empregos durante esta pandemia.”

“Então, eu não sei, me sinto um pouco estranho com isso, é por isso que eu meio que recuei um pouco. Mas, é claro, farei isso em algum momento. Mas é estranho – eu ‘ tipo, ‘Quanto tempo posso deixar até que fique um pouco mais normal, talvez as coisas melhorem um pouco?’”

“Mas estou absolutamente 100% comprometido com minha equipe. Sou leal como sempre e não minto, então não é como se eu estivesse tendo contato com outras equipes – não quero estar em nenhum outro lugar.”

Spa-Francorchamps, agosto
Hamilton foi novamente questionado sobre seu contrato e por que houve um atraso no GP da Bélgica no final de agosto.

“Não sou do tipo que continua sempre fazendo a mesma coisa, então é claro que sempre olho cada detalhe, certificando-me de que sempre faço minha devida diligência, certificando-me de que entendo isso à medida que continuamos a crescer juntos como uma equipe com nossos valores, objetivos e ambições continuam alinhados”, disse ele.

“Então é isso que você geralmente passa, para ver como as coisas poderiam funcionar melhor, como vocês dois podem tirar mais proveito disso – seja encontros com patrocinadores, desempenho ao longo do tempo e como trabalhamos com os engenheiros, se podemos ficar mais tempo, muitas e muitas coisas diferentes.”

“Então, uma vez que você tira todos aqueles pequenos detalhes do caminho, as grandes questões são abordadas.”

“Não é a primeira rodada de Totó e eu juntos. Acho que é uma experiência agradável, mas ficaremos definitivamente felizes quando terminar e podermos tomar uma bebida juntos.”

“O que eu sei é que terei um pouco de tequila de lado para dar a ele uma dose depois… talvez eu devesse dar a ele a tequila antes para relaxá-lo!”

Portimão, outubro
Uma semana atrás, em Portugal, Hamilton foi questionado se um acordo de um ano poderia ser uma possibilidade, dada a incerteza financeira no mundo e as principais mudanças na regulamentação da F1 para 2022.

“Não tomei nenhuma decisão”, disse ele. “Eu quero ficar e acho que quando nos sentamos, normalmente planejamos períodos de três anos, mas agora é claro que estamos em um momento diferente.”

“Se eu quero continuar por três anos também é uma questão. Há muitas, muitas questões ainda a serem respondidas. E também estamos entrando em uma nova era do carro em 2022. Então, fico animado com o que pode acontecer em 2022 em termos de como serão os carros.”

“Eu acho que se você olhar o curto prazo, você poderia dizer que haverá empresas e negócios que estão fechando durante este tempo. A Mercedes, eu diria que está subindo de volta; eu diria que agora eles estão no melhor lugar.”

“Mas se você olhar para o futuro, acho que o futuro é brilhante. Acho que haverá algumas mudanças. Ola (Kallenius, CEO da Mercedes e Daimler) apresentou um novo plano que a Mercedes está avançando em termos de sustentabilidade, em termos de fazer seus carros mais para o elétrico, e o mesmo com a AMG, então acho que o futuro é brilhante.”

“Essas são coisas nas quais vamos pensar naturalmente, mas acho que ganhei o direito ou a posição até agora para poder ficar por um período de tempo decente, então o tempo dirá. Eu realmente não posso dizer muito mais. Espero que você ouça algo nos próximos meses.”

Imola, novembro
Finalmente, em Imola, após sua 93ª vitória e o sétimo título consecutivo da Mercedes, as seguintes perguntas levaram às seguintes respostas.

Pergunta: “Toto acabou de aparecer na Sky dizendo que chegou ao fim de sua vida útil em sua posição atual. Ele reservou um substituto, não está dizendo quem é. A grande questão, claro, é que ele não estará dentro do mesmo papel no próximo ano. Com isso em mente, o quanto você está preocupado com o próximo ano e – obviamente, estamos muito longe – mas o fato de que ele não estará lá… Você fala sobre o grande efeito que ele tem na equipe. Se ele não estiver lá para liderar a equipe, há alguma preocupação de que vocês não sejam capazes de repetir o mesmo nível de sucesso que vocês tiveram este ano?”

Hamilton: “Eu nem sei se estarei aqui no próximo ano, então não é realmente uma preocupação para mim no momento. Não, acho que entendo e temos muitas conversas profundas, Toto e eu , então estou muito, muito ciente de onde ele está mentalmente e nós compartilhamos muito… e carregamos muito peso juntos, eu acho.”

“Caramba, sim, estou há muito, muito tempo. Eu posso definitivamente entender o desejo de me afastar e dar mais tempo para a família e essas coisas. Não sei quem o substituiria, mas, novamente, ele é um líder, ele não vai colocar ninguém que não seja capaz de fazer o trabalho, que não esteja à altura, que não esteja preparado. Ele vai encontrar as pessoas certas. É por isso que temos o sucesso que temos. Encontramos as pessoas certas e as colocamos nas posições para brilhar o mais possível.”

“Ele capacitou cada pessoa da equipe a ser o melhor possível. Assim, ele encontrará alguém que seja capaz de assumir e continuar… Mas você sabe, não é uma pessoa. A equipe não é sobre uma pessoa, é um coletivo de muitas pessoas. Toto não constrói o carro, é um verdadeiro esforço de equipe. Mas eu o apóio, seja o que for que ele queira fazer, a seguir em frente.”

O começo “Eu nem sei se estarei aqui no próximo ano” para aquela resposta soou alguns alarmes, levando a uma pergunta de acompanhamento vários minutos depois.

Pergunta: “Lewis, eu só queria acompanhar algo que você disse antes. Você disse que nem mesmo sabe se vai estar aqui no próximo ano. A maioria considera que você vai assinar outro contrato com a Mercedes, mas há realmente uma chance real de você não correr na Fórmula 1 no próximo ano?

Hamilton: “Bem, estamos em novembro e eu ainda estou … é uma loucura que o Natal não esteja tão longe. Naturalmente, me sinto ótimo, ainda me sinto muito forte, sinto que poderia continuar por muitos meses, mas você sabe…”

“Você mencionou sobre o Toto e a vida útil, então há várias coisas que ficam na minha cabeça, mas eu gostaria de estar aqui no próximo ano, mas não há garantia disso, com certeza. Há muitas coisas que me entusiasmam na ‘próxima vida’ então o tempo dirá.”

O que tudo isso significa?
Acredita-se que o atraso na assinatura de um acordo até agora se deva ao desejo de garantir os campeonatos de pilotos e construtores, combinado com a falta de tempo livre para negociar durante um calendário de corrida extremamente movimentado.

Hamilton também listou eventos fora da F1 (veja sua segunda resposta de Silverstone acima) como uma razão para não se concentrar nisso, enquanto Wolff mencionou as complexidades mais práticas de eles se encontrarem sob as regras de distanciamento social.

Mas ao longo de tudo isso sempre pareceu uma formalidade esperando para acontecer – um caso apenas de acertar alguns detalhes. Isso realmente mudou nas últimas semanas?

Somente Hamilton sabe a resposta disso, mas do lado de fora não parece haver uma razão para uma mudança de opinião.

A Mercedes garantiu seu sétimo campeonato de construtores em Imola no domingo e Hamilton quase certamente garantirá seu sétimo título de pilotos em uma das próximas corridas. Se ele ficar por mais uma temporada em 2021, ele terá a melhor oportunidade possível de somar um oitavo campeonato, o que significa que ele ultrapassará o recorde de Michael Schumacher e ficará sozinho como o piloto com mais títulos, uma vez que vitórias e poles ele já tem o recorde de todos os tempos.

Wolff, que é parceiro de negociação de Hamilton em suas negociações de contrato e amigo próximo, acredita que os comentários de domingo nasceram do estresse de chegar ao final de uma temporada única como esta de 2020 da F1.

“Acho que é o momento e as emoções, estamos todos felizes, mas também muito cansados”, disse ele.

“É o mesmo para mim. Eu me identifico completamente com o sentimento dele, de que você se questiona e pensa em todas as outras coisas que importam quando você liga o noticiário pela manhã e desliga à noite, é tudo sobre as lutas que todos nós estamos enfrentando.”

“Estamos aqui em nosso pequeno lugar feliz e estamos tentando trazer algum entretenimento para as famílias, mas então você volta à realidade mais difícil no dia seguinte. Tudo isso é algo que nos afeta e, nesse sentido, é normal para alguém que é empático ter esses sentimentos.”

Hamilton tem outras opções?
A Red Bull ainda tem uma vaga aberta para 2021, mas não há qualquer lógica em Hamilton deixar a Mercedes para se juntar a Max Verstappen no próximo ano.

É impensável que Hamilton fosse para outra equipe antes da grande mudança de regulamento em 2022. No mínimo, e ele teve o cuidado de descartar isso desde que rumores de uma mudança para a Ferrari surgiram no final do ano passado.

Da mesma forma, não há ninguém que a Mercedes gostaria que assumisse no lugar de Hamilton, e todos os outros pilotos importantes estão sob contrato para 2021 de qualquer maneira.

Para Hamilton, parece ser uma escolha simples entre permanecer na Mercedes em 2021 ou deixar o esporte.

A falta de opções para os dois lados também significa que não há urgência de colocar a caneta no papel. Hamilton pode terminar esta temporada em Abu Dhabi sem contrato e ainda ter uma vaga no grid no melhor carro para 2021.

Esse tipo de confiança entre os dois dá a Hamilton tempo para pensar e negociar os termos que deseja, nos mínimos detalhes. Por que se comprometer com compromissos extras com a mídia, por exemplo, quando você tem o poder de negociação para gastar seu tempo concentrando-se em coisas que considera mais importantes?

Se houver um ponto crítico nas negociações, os comentários de Hamilton no domingo podem ter sido uma tentativa de acelerar o negócio, assustando a Mercedes fazendo-a pensar que ele realmente poderia sair. Mas por pelo menos mais alguns meses, ambos os lados da mesa de negociações podem continuar a fazer cara de pau sem a ameaça de estourar no final do ano.

Como Wolff se encaixa nisso?
Embora seja função de Wolff liderar as negociações com Hamilton em nome da Mercedes, ele também ainda não se comprometeu com a equipe além do final deste ano. O austríaco de 48 anos está atualmente negociando com a controladora Daimler sobre como sua posição mudará e deve passar de uma função de chefe de equipe para a de diretor executivo em 2021.

As negociações de Wolff são complicadas por uma participação acionária de 30% na equipe, que está em fase de revisão, mas é algo que ele deseja manter.

“Comigo e com a Mercedes está muito claro”, disse Wolff no domingo. “É só colocar a caneta no papel no momento certo. Eu também estava me concentrando em trazer esses campeonatos para casa e não era certo ficar dias com advogados quando estou tão focado no que está acontecendo na pista.”

“É aqui que Lewis e eu somos muito parecidos. Simplesmente não parecia certo sentar-se antes que esses campeonatos terminassem. Haverá um momento em que o campeonato de pilotos será decidido e teremos alguns meses antes da primeira corrida acontecer na Austrália em 2021″

Wolff também descreveu a “simbiose” que ele tem com Hamilton – algo que foi confirmado pelos próprios comentários de Hamilton várias vezes este ano.

Tudo leva a crer que não seja uma questão financeira, já que fontes fidedignas de dentro da Daimler disseram que em relação ao contrato de Hamilton, “a questão dos valores para um novo contrato já foi totalmente decidida com ambas as partes estando plenamente satisfeitas.”

Então é provável que Hamilton esteja relutante em assinar até saber a posição de Wolff após 2020, e não seria absurdo exigir conhecimento total do plano de sucessão da equipe antes de se comprometer com os próximos dois ou três anos.

Grandes mudanças no regulamento estão no horizonte em 2022 e foram projetadas para tentar quebrar o domínio da Mercedes, então Hamilton está certo em esperar por visibilidade total de como a equipe irá enfrentá-las e as pessoas que irão liderar esse processo.

Mas, levando a citação da “simbiose” um passo adiante, você poderia sugerir que Hamilton e Wolff estão trabalhando juntos para conseguir o melhor negócio um para o outro. Ao criar algumas dúvidas sobre seu próprio futuro e vincular-se a Wolff, Hamilton fortalece ambas as posições em suas negociações separadas com a Mercedes, que sofreria uma perda significativa na exposição de relações públicas se perdesse seu piloto, que é a maior estrela em nível mundial de todos os esportes atualmente.

Pode ser uma visão cínica da situação, mas combinaria com os comentários feitos por Wolff e Hamilton sobre o atual atraso.

O que acontece agora?
Hamilton estabeleceu novos recordes este ano e sempre falou sobre como ainda tem vários anos de carreira dentro dele. Aos 35 anos, um ano sabático pode ser uma opção, mas é improvável que ele volte no mesmo nível e com o mesmo ímpeto que está agora.

Sua fama e influência, que ele usou de forma eloquente e poderosa neste ano para dar voz a importantes questões sociais, estão no auge enquanto ele continua na F1. Isso não quer dizer que ele não teria sucesso e influência em um campo diferente, mas na F1 ele tem uma plataforma global poderosa para construir todos os seus outros interesses.

Com isso em mente, e levando em consideração tudo o que ele disse este ano sobre seu futuro, parece improvável que ele não esteja no grid em um Mercedes no próximo ano. Mas, em última análise, a decisão cabe apenas a Hamilton e só a Hamilton.

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.