F1 – Novos motores serão híbridos com combustível 100% sustentável

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020 às 12:39

Motor Ferrari 2019

Como foi dito no Podcast Loucos por Automobilismo cerca de um mês atrás, os fabricantes de unidades de potência da Fórmula 1 começaram a testar combustíveis sustentáveis antes de uma futura mudança para biocombustíveis, quando um novo motor for introduzido em 2026 – ou possivelmente 2025 se for alcançado um acordo para antecipar sua introdução em um ano.

A FIA e a F1 estão trabalhando para se tornarem neutras em carbono a partir de 2021 e alcançar o “status zero” até 2030.

Parte desses planos inclui a mudança para combustíveis 100% sustentáveis quando uma nova UP for introduzida, e a FIA confirmou que as amostras foram enviadas aos fabricantes de F1 para fins de teste.

“Um dos passos mais significativos para atingir esse objetivo foi a pesquisa, desenvolvimento e produção pelo Departamento Técnico da FIA de um combustível 100% sustentável, desenvolvido de acordo com especificações rigorosas da F1, capaz de impulsionar carros de Fórmula 1”, disse a FIA em sua revisão da estratégia ambiental.

“Como uma variedade de biocombustível de segunda geração, o que significa que é refinado exclusivamente com bio-resíduos, não destinados ao consumo humano ou animal, os primeiros barris estão agora com os fabricantes de unidades de potência da F1 para teste e validação.”

As fornecedoras de UP da F1 já começaram a trabalhar com fornecedores novos e existentes para desenvolver seus próprios combustíveis no futuro.

“O objetivo é demonstrar que a tecnologia funciona e levar os fornecedores de F1 a desenvolverem seus próprios combustíveis, com a exigência obrigatória de combustíveis 100% sustentáveis na F1, com a introdução da nova arquitetura do motor.”

Ross Brawn, diretor de automobilismo da F1, espera que o esporte possa liderar o desenvolvimento de tais combustíveis e ter um impacto positivo no setor automotivo do “mundo real”.

“A Fórmula 1 há muito serve como plataforma para a introdução dos avanços da próxima geração no mundo automotivo. Estamos muito satisfeitos com o ímpeto dos combustíveis sustentáveis, que se alinha perfeitamente com nosso plano de ter carbono zero no esporte até 2030 ”, disse Brawn.

“Nossa maior prioridade de sustentabilidade agora é construir um roteiro para o motor híbrido que reduza as emissões e tenha um benefício real para os carros de rua. Acreditamos ter a oportunidade de fazer isso com um motor de última geração que combine tecnologia híbrida com combustíveis sustentáveis.”

Jean Todt, presidente da FIA, acrescentou: “A FIA assume a responsabilidade de liderar o esporte a motor e a mobilidade para um futuro de baixo carbono para reduzir os impactos ambientais de nossas atividades e contribuir para um planeta mais verde. Fico feliz que nossos Membros tenham aprovado nossa estratégia ambiental, que faz parte da iniciativa com propósitos, focada na contribuição social de nossos dois pilares. Ao desenvolver combustível sustentável feito de resíduos biológicos que podem alimentar um motor de Fórmula 1, estamos dando um novo passo em frente. Com o apoio das empresas líderes mundiais de energia, podemos combinar o melhor desempenho tecnológico e ambiental. ”

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.