F1 – Novo pneu conceito de 18 polegadas foi o centro das atenções em Silverstone

domingo, 13 de julho de 2014 às 7:57

Pneus de 18 polegadas

O novo pneu conceito de 18 polegadas da Pirelli foi o centro das atenções em Silverstone, nesta quarta-feira. Com o piloto reserva da Lotus F1 Team, Charles Pic, ao volante o novo pneu fez sua estreia.

Pic saiu pouco depois das 9h com atual Lotus E22 equipado com os novos pneus de 18 polegadas e completou 14 voltas do circuito de Silverstone. Com o pneu conceito projetado para mostrar uma nova estética ao carros, em vez de ter tanta preocupação com o desempenho, e usando um composto de uso misto, os tempos de volta não foram tão importantes desta vez. O objetivo principal foi avaliar a reação ao novo design, bastante diferente, o que, de fato, ocorreu, com uma maciça aprovação da maioria dos presentes.

Para o diretor de automobilismo da Pirelli, Paul Hembery, o resultado foi fantástico. “Em nossa opinião, os novos pneus estavam deslumbrantes na Lotus e a reação positiva já foi sentida por todo mundo. Estes pneus são apenas um conceito de protótipo, mas se as equipes decidirem que que nós podemos seguir nessa direção, estamos prontos para continuar o desenvolvimento e chegarmos a uma versão pronta para produção em um espaço de tempo relativamente curto. Nós ouvimos um monte de opiniões e já estamos ansiosos para ouvir mais, nas próximas semanas e meses. Mesmo que o desempenho não tenha sido prioridade aqui, os novos pneus ainda assim se comportaram bem, dentro das nossas expectativas. Estamos no início do desenvolvimento de equipamentos – rodas e pneus – que, por muitos anos, permaneceu inalterado. Estes pneus novos eram, obviamente, o foco do teste. Mas é claro que aproveitamos para realizar uma série de trabalhos já para o próximo ano, a curto prazo, bem como, também nos dois dias de testes dedicados aos pneus atuais da Ferrari, Marussia, Lotus e Red Bull. Aprendemos tanto com os testes de pneus anteriores, realizados no Bahrain e em Barcelona, ​​que agora fomos capazes de realizar muito mais coisas, já focados em 2015, contando com um circuito rápido e exigente”.

Os novos pneus foram projetados e fabricados de acordo com a estratégia premium da Pirelli em Milão. A principal vantagem técnica de um pneu de 18 polegadas é o seu flanco mais rígido, que ajuda a manter a rigidez estrutural do pneu e também faz com que seja mais fácil manter a pressão constante – já que há muito menos ar no interior do pneu. Este novo pneu é fisicamente maior, o que o torna muito mais próximo dos pneus Ultra High Performance que normalmente são vistos na rua, o que resulta em uma maior transferência de tecnologia das pistas para o consumidor.

Os novos pneus testados têm a mesma largura que os atuais pneus de 13 polegadas (245 milímetros na dianteira e 325 milímetros na traseira), mas um diâmetro 30 mm maior. O peso é aproximadamente o mesmo que o pneu de 13 polegadas, porque, apesar de o diâmetro ser maior, a parede lateral é menor. O peso total, incluindo o aro, é cerca de 4 kg mais pesado.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.