F1 – Novas regras acabarão com os bicos “feios” em 2015, diz Whiting

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 às 9:26

Bico da Ferrari

A FIA vai tomar uma atitude para acabar com os bicos “feios” antes da temporada 2015.

Pilotos, fãs e até mesmo os projetistas expressaram sua decepção com a estética dos novos carros deste ano, após uma mudança no regulamento da altura do bico por causa da segurança em 2014. Porém, a FIA também tem dúvidas sobre a segurança das novas soluções, acreditando que, apesar de os designs estarem de acordo com as regras, o “espírito” foi bem menos observado.

“Como aqueles que fazem as regras, não podemos discutir a estética dos bicos”, declarou o chefe técnico da FIA, Charlie Whiting, à Auto Motor und Sport da Alemanha. “O que nos preocupa é se eles cumprem o propósito que nós pretendíamos com essas regras”.

Whiting já aprovou todas as soluções do bico para 2014. “A menos que seja perigoso, temos de aceitar a aparência deles”, afirmou ele. “Nós agimos de boa fé, mas não somos projetistas. Eles querem o máximo de ar possível sob o carro”.

O que realmente desapontou a FIA é a maneira como as equipes contornaram o “espírito” das regras relacionadas à estrutura de impacto na ponta do bico. Portanto, mudanças estão a caminho para 2015. Whiting disse que as novas regras exigirão “simetria” dos bicos, o que impedirá soluções como a da Lotus.

As novas regras também serão válidas para a razão de deformação nos testes de impacto na ponta do bico, e a área de superfície mínima também pode ser aumentada, acabando com os bicos finos de 2014. E elas também irão bloquear as “transições radicais” da parte larga para a mais estreita do bico, acrescentou Whiting.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.