F1 – Nova UP Honda é menor que o ‘tamanho zero’

sexta-feira, 19 de março de 2021 às 14:03

Red Bull Honda 2021

A UP de 2021 da Honda é menor do que o conceito de “tamanho zero” perseguido em seus dias de McLaren, e foi alcançado por uma ampla reformulação.

A fabricante japonesa havia planejado uma série de mudanças significativas em sua UP para a temporada de 2022, mas foi solicitada a trazer o novo motor para 2021 pela vantagem de potência que a Mercedes tinha quando a temporada de 2020 começou.

Isso resultou em um motor de combustão menor, mas mais potente, alinhado com componentes revisados para fortalecer o sistema de recuperação de energia, por isso a Honda acredita ter excedido os níveis de potência da Mercedes em 2020 e pode ajudar a Red Bull a lutar pelo título de 2021.

As mudanças da Honda para alcançar esse passo foram um segredo bem guardado até agora.

Ele tornou o layout de seu comando de válvulas significativamente mais compacto e baixou-o, além de mudar o ângulo das válvulas.

O objetivo é mudar a forma da câmara de combustão, ao mesmo tempo em que reduz o tamanho geral do motor, diminuindo o centro de gravidade e alterando o fluxo de ar no comando. O espaçamento dos furos dos cilindros também foram encurtados para torná-lo mais compacto, ou seja, os cilindros estão mais próximos uns dos outros. Isso é ótimo, mas requer um sistema de arrefecimento e lubrificação muitíssimo bem feitos, senão o risco de quebra aumenta exponencialmente. A Mobil desenvolveu líquidos e óleos especiais para esse motor.

O resultado foi o aumento da potência do motor a combustão, mas também um desenho geral mais compacto que dá à Red Bull uma opção aerodinâmica mais agressiva, daí uma traseira ainda mais afilada no RB16B.

A filosofia do motor “tamanho zero” pré-2017 buscou benefícios de chassis de montagem ultra-apertada e foi abandonada por quebras em sequência. O motor chegava a quebrar em 3 ou 4 voltas rápidas.

Como o motor da Honda teve uma arquitetura fundamentalmente alterada desde que assumiu a arquitetura da Mercedes dividindo a turbina do compressor a partir de 2017, uma comparação com aquele motor é difícil.

No entanto, a Honda diz que seu motor 2021 é ainda menor no geral, apesar de ser consideravelmente mais potente e confiável do que as primeiras tentativas de um motor V6 turbo-híbrido – e, crucialmente, um passo significativo de seu design de 2020.

“O que queríamos fazer era torná-lo mais compacto e também melhorar a combustão”, disse o diretor técnico da Honda na F1, Toyoharu Tanabe.

“Para melhorar a combustão significa que precisamos de um novo design na cabeça de cilindro. Isso nos deu uma área na cabeça de cilindro menor.”

“A sensação em Sakura é que o motor deste ano é menor que o ‘tamanho zero’.”

“É um pouco difícil comparar entre os dois conceitos. Mas o motor em si parece menor do que antes.”

A Honda também acredita ter encontrado uma maneira de obter mais potência do motor a combustão sem reduzir a potência do MGU-H.

Em teoria, um processo de combustão mais eficiente poderia reduzir gases de escape ou temperaturas, mas a Honda está confiante de que foi capaz de encontrar outra maneira de aumentar a quantidade de energia de gás de escape gerada.

O MGU-H da Honda não foi revisado para conseguir isso, mas a turbina e o compressor foram modificados e algumas “outras ideias” foram incorporadas para tentar compensar o déficit de ERS para a Mercedes.

Para melhorar a durabilidade do motor a combustão, a Honda também começou a usar chapas de revestimento de sua instalação de produção de motocicletas em Kumamoto no bloco de cilindros.

Estes somam-se a mudanças extensas que a Honda só tem sido confiante o suficiente para fazer como parte de uma grande revisão, tendo sentido que atingiu o limite de seu layout anterior do motor.

“Começamos a trabalhar com a Red Bull a partir de 2019 e, tipo, o mesmo que com a Toro Rosso, encaixamos o motor no chassi da Red Bull”, disse Tanabe.

“Agora modificamos algumas áreas para melhorar o desempenho total do carro – não só a unidade de potência, mas também a instalação e compactação no lado do chassi.”

“Para este ano, um novo projeto de UP significou que poderíamos ter tempo para discutir com a equipe o que eles queriam, o que poderíamos fazer, o que a Honda poderia projetar.”

“Claro, tamanho zero é melhor. Menor é melhor. Mas precisamos de espaço. Fizemos o melhor pacote para o chassi e a UP para este ano por causa do novo desenho.”

AS - www.autoracing.com.br

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