F1 – Nova UP Honda é menor que o ‘tamanho zero’
sexta-feira, 19 de março de 2021 às 14:03
Red Bull Honda 2021
A UP de 2021 da Honda é menor do que o conceito de “tamanho zero” perseguido em seus dias de McLaren, e foi alcançado por uma ampla reformulação.
A fabricante japonesa havia planejado uma série de mudanças significativas em sua UP para a temporada de 2022, mas foi solicitada a trazer o novo motor para 2021 pela vantagem de potência que a Mercedes tinha quando a temporada de 2020 começou.
Isso resultou em um motor de combustão menor, mas mais potente, alinhado com componentes revisados para fortalecer o sistema de recuperação de energia, por isso a Honda acredita ter excedido os níveis de potência da Mercedes em 2020 e pode ajudar a Red Bull a lutar pelo título de 2021.
As mudanças da Honda para alcançar esse passo foram um segredo bem guardado até agora.
Ele tornou o layout de seu comando de válvulas significativamente mais compacto e baixou-o, além de mudar o ângulo das válvulas.
O objetivo é mudar a forma da câmara de combustão, ao mesmo tempo em que reduz o tamanho geral do motor, diminuindo o centro de gravidade e alterando o fluxo de ar no comando. O espaçamento dos furos dos cilindros também foram encurtados para torná-lo mais compacto, ou seja, os cilindros estão mais próximos uns dos outros. Isso é ótimo, mas requer um sistema de arrefecimento e lubrificação muitíssimo bem feitos, senão o risco de quebra aumenta exponencialmente. A Mobil desenvolveu líquidos e óleos especiais para esse motor.
O resultado foi o aumento da potência do motor a combustão, mas também um desenho geral mais compacto que dá à Red Bull uma opção aerodinâmica mais agressiva, daí uma traseira ainda mais afilada no RB16B.
A filosofia do motor “tamanho zero” pré-2017 buscou benefícios de chassis de montagem ultra-apertada e foi abandonada por quebras em sequência. O motor chegava a quebrar em 3 ou 4 voltas rápidas.
Como o motor da Honda teve uma arquitetura fundamentalmente alterada desde que assumiu a arquitetura da Mercedes dividindo a turbina do compressor a partir de 2017, uma comparação com aquele motor é difícil.
No entanto, a Honda diz que seu motor 2021 é ainda menor no geral, apesar de ser consideravelmente mais potente e confiável do que as primeiras tentativas de um motor V6 turbo-híbrido – e, crucialmente, um passo significativo de seu design de 2020.
“O que queríamos fazer era torná-lo mais compacto e também melhorar a combustão”, disse o diretor técnico da Honda na F1, Toyoharu Tanabe.
“Para melhorar a combustão significa que precisamos de um novo design na cabeça de cilindro. Isso nos deu uma área na cabeça de cilindro menor.”
“A sensação em Sakura é que o motor deste ano é menor que o ‘tamanho zero’.”
“É um pouco difícil comparar entre os dois conceitos. Mas o motor em si parece menor do que antes.”
A Honda também acredita ter encontrado uma maneira de obter mais potência do motor a combustão sem reduzir a potência do MGU-H.
Em teoria, um processo de combustão mais eficiente poderia reduzir gases de escape ou temperaturas, mas a Honda está confiante de que foi capaz de encontrar outra maneira de aumentar a quantidade de energia de gás de escape gerada.
O MGU-H da Honda não foi revisado para conseguir isso, mas a turbina e o compressor foram modificados e algumas “outras ideias” foram incorporadas para tentar compensar o déficit de ERS para a Mercedes.
Para melhorar a durabilidade do motor a combustão, a Honda também começou a usar chapas de revestimento de sua instalação de produção de motocicletas em Kumamoto no bloco de cilindros.
Estes somam-se a mudanças extensas que a Honda só tem sido confiante o suficiente para fazer como parte de uma grande revisão, tendo sentido que atingiu o limite de seu layout anterior do motor.
“Começamos a trabalhar com a Red Bull a partir de 2019 e, tipo, o mesmo que com a Toro Rosso, encaixamos o motor no chassi da Red Bull”, disse Tanabe.
“Agora modificamos algumas áreas para melhorar o desempenho total do carro – não só a unidade de potência, mas também a instalação e compactação no lado do chassi.”
“Para este ano, um novo projeto de UP significou que poderíamos ter tempo para discutir com a equipe o que eles queriam, o que poderíamos fazer, o que a Honda poderia projetar.”
“Claro, tamanho zero é melhor. Menor é melhor. Mas precisamos de espaço. Fizemos o melhor pacote para o chassi e a UP para este ano por causa do novo desenho.”
comentar formula 1, conheça novo motor honda, honda f1, maior site F1, melhor site f1, novo motor honda, red bull honda 2021, up honda tamanho zero
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.