F1 – Nova saga de flexibilidade questiona Red Bull de “borracha”

quinta-feira, 8 de novembro de 2012 às 9:15

Red Bull

A saga aparentemente sem fim sobre os carros de Fórmula 1 flexíveis voltou a ganhar destaque na mídia, e a Red Bull está no meio da polêmica.

Vários vídeos mostrando o bico do RB8 apareceram após o GP de Abu Dhabi do último fim de semana, mostrando que a ponta da peça parece ser feita de algum tipo de material flexível. Os melhores vídeos da Red Bull de “borracha” podem ser vistos nos seguintes endereços:

http://img171.imageshack.us/img171/645/boomer.gif

http://www.auto.it/images/Articolo/93auto/C_5_Articolo_11971_paragrafi_paragrafo_0_testoParagrafo_1.gif

http://www.auto.it/images/Articolo/72auto/C_5_Articolo_11971_paragrafi_paragrafo_0_testoParagrafo_2.gif

“Isso é legal?” questionou um relato da revista italiana Autosprint, com o Tuttosport acrescentando: “O bico não deveria ser uma parte rígida?”

Entretanto, Tobias Gruner, jornalista da Auto Motor und Sport da Alemanha, acredita que a controvérsia é um “alarme falso”, porque os primeiros 150mm da extremidade do bico “sempre são construídos um pouco mais macios” para os propósitos dos testes de impacto obrigatórios da FIA.

Porém, Gruner também reconheceu que os engenheiros das equipes rivais estão analisando as imagens, com “pelo menos uma equipe” já tendo conversado com a federação.

Como sempre, o projetista da Red Bull, Adrian Newey – que recentemente foi chamado de “gênio” por Lewis Hamilton, da McLaren – está no coração da mais recente controvérsia técnica.

“Os carros dele são verdadeiras obras de arte”, concordou Damon Hill, que venceu o campeonato de 1996 ao volante de uma Williams projetada por Newey. “Não quero ir longe demais, mas ele é o Michelangelo da Fórmula 1”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.