F1 – Nova regra pretende proibir formatos feios de asas dianteiras

sexta-feira, 20 de junho de 2014 às 15:31

Bicos como o da Lotus serão proibidos

Os chefes de equipe concordaram em uma mudança no regulamento técnico da F1 para o próximo ano, em uma tentativa de se livrar das atuais asas dianteiras, consideradas “feias”. A peculiaridade das regras nesta temporada, destinadas a reduzir a ponta dos “bicos”, resultou em alguns projetos controversos.

A partir do próximo ano, os bicos terão que ser mais lineares da parte de baixo em relação à frente do chassi. Assim como as novas regras dimensionais, também haverá mudança nos testes de colisão, para evitar que as equipes deixem seu setor frontal muito frágil.

Embora a medida da ponta cruzada do bico permaneça em 9000 mm2, este será reduzido e vai ter que se situar de 135 a 220 milímetros acima do assoalho do carro. Além disso, a ponta não deve ser mais ampla do que 140 milímetros, para que as equipes possam escolher entre variados formatos.

Em seguida, o bico deve aumentar para uma segunda sessão transversal de 150 milímetros por trás da sua ponta, que deve ser inferior a 20.000 mm2. Mais uma vez a largura máxima é de 330 milímetros.

Ambas as partes transversais terão que ser simétricas sobre o eixo do carro, o que efetivamente proíbe por exemplo a asa atual da Lotus. O restante do comprimento do bico, em direção ao chassi, deve ter uma sessão transversal afilada, de modo que a asa não pode de repente ficar fina ou usar formas côncavas para reduzir a obstrução aerodinâmica.

Por último, as regras impedem bicos super curtos, como os usados pela Mercedes este ano. A ponta do bico terá que começar no meio do caminho ao longo da asa dianteira.

Para os testes de colisão agora há demandas de desacelerações médias para os primeiros 150 milímetros da estrutura. Isto significa que a parte da frente mais fina do bico deve ser mais resistente, e não apenas uma parte frágil do carro apenas para cumprir as exigências aerodinâmicas.

EB - www.autoracing.com.br

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