F1 – Niki Lauda morre aos 70 anos

segunda-feira, 20 de maio de 2019 às 22:18

Niki Lauda

A lenda da Fórmula 1, Niki Lauda, ​​morreu aos 70 anos e sua família confirmou.

Andreas Nikolaus Lauda ganhou dois títulos com Ferrari em 1975 e 1977 e com a McLaren em 1984.

Lauda se queimou gravemente em 1976 em um acidente de Formula 1 em Nurburgring e mais tarde tornou-se um empresário dono de companhia aérea, a Lauda Air.

Ele também passou por um transplante de pulmão duplo em agosto do ano passado.

Sua família confirmou que ele havia adormecido pacificamente com sua família nesta segunda-feira.

A imprensa da Áustria informou que ele estava recebendo diálise renal em uma clínica particular na Suíça.

Lauda fez transplantes renais em 1997 e 2005.

“Devido a problemas renais, ele teve que ser transferido do centro de reabilitação para uma clínica particular para diálise”, disse Florian, irmão de Lauda.

No início do ano, Lauda estava de volta ao hospital em Viena com gripe, cinco meses depois de passar por um transplante de pulmão.

Lauda, ​​hoje com 70 anos, voou no início de janeiro da ilha espanhola de Ibiza, onde estava de férias, para um hospital na capital austríaca.

Em 1976, depois do acidente quase fatal, onde chegou inclusive a receber extrema-unção, Lauda perdeu apenas duas corridas e estava de volta apenas seis semanas depois, embora tenha perdido o título mundial para James Hunt.

Acidente em Nurburgring – 1976

O presidente não-executivo da Mercedes disse: “Quando sofri o acidente na Alemanha, foi apenas uma questão de um mês ou um pouco mais.”

“Sim, eu tive queimaduras – eu estava queimado – mas eu me recuperei rapidamente. Desta vez foi muito longo, mas eu ainda estou aqui.”

“Eu tenho que ser honesto: não, eu nunca tive medo. Eu estava nas mãos de excelentes especialistas e coloquei minha confiança neles.”

“Eu sabia que seria difícil, muito difícil. Nestas condições, eu sabia que havia apenas uma coisa que eu poderia fazer: lutar. Eu fiz isso a cada momento e ainda estou fazendo isso agora.”

Lauda tem dois filhos de seu primeiro casamento com Marlene Knaus.

Em 2008 ele se casou com Birgit Wetzinger, que é 30 anos mais nova e era comissária de bordo de sua companhia aérea.

Três anos antes, depois que um transplante de rim de seu irmão falhou, Birgit, de 26 anos, doou com sucesso um de seus órgãos para a lenda da F1.

“Nós estávamos namorando há oito meses quando eu tive um problema nos rins”, disse Lauda em uma entrevista.

“Ela fez o teste, e ela se encaixou. Depois de muito tempo pensando sobre isso, nós fomos e quando ela saiu do hospital eu fiquei rezando para que nada acontecesse com ela.”

“Eu tenho o rim e funciona 100 por cento bem, é fantástico!”

Em setembro de 2009, Birgit deu à luz gêmeos, um menino e uma menina: Max e Mia.

Em sua recente batalha pela doença, a lenda austríaca disse: “Eu estava no hospital até dois dias atrás, então eu tive permissão para ir para casa e voei para Ibiza, onde passarei o Natal com minha família.”

“Eu tenho que fazer seis horas de treinamento todos os dias ajudado por dois treinadores que não me deixam por um segundo. Mas eu estou de volta, o ar está limpo, o clima não é inclemente como na Áustria.”

“Em um mês eles me disseram que eu estaria em minha melhor forma e pronto. Fazendo o quê? Minha vida normal – depois da Fórmula 1, por que não?”

Três vezes campeão de F1, Lauda ainda observava Hamilton liderar a Mercedes para o título do ano passado em sua cama de hospital.

“Eu não perdi um único GP, apesar de estar longe”, disse o austríaco.

“Eu fazia parte de todas as corridas, telefonava para o boxe no final de cada semana e eles sempre me diziam o que estava acontecendo.”

“Foi como se eu estivesse do lado da pista com todos os outros. Tenho que dizer que descobri mais uma vez o calor das pessoas com quem tenho trabalhado há anos. Todas as grandes pessoas, todas preocupadas comigo.”

Lauda desenvolveu um forte vínculo com Hamilton desde que o contratou para a equipe alemã para a temporada de 2013.

Descanse em paz, campeão!

 

[the_ad id=”237860″]

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.