F1 – Newey explica os problemas da Red Bull no teste de Jerez

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014 às 9:21

Adrian Newey

Adrian Newey admitiu que problemas de “pacote” com o novo RB10 contribuíram para o caótico teste da Red Bull em Jerez.

“O que nos parou em Jerez, do nosso lado, e não da Renault, foi um problema no qual a carenagem próxima ao escapamento estava pegando fogo”, declarou Newey ao site Autosport. “É um problema que esperamos resolver a tempo para o Bahrain”.

“Foi realmente falta de tempo. Algo que poderíamos ter descoberto no dinamômetro se tivéssemos conseguido montar tudo mais cedo. Mas a Renault enfrentou dificuldades em termos do uso do dinamômetro, e nós não conseguimos fazer as peças a tempo”.

“Portanto, creio que se estivéssemos algumas semanas adiantados, tudo poderia ter sido feito em privado no dinamômetro. Mas, infelizmente, tudo foi feito em público”.

A Renault também vem tendo de trabalhar duro desde o teste para resolver problemas tanto de hardware quanto de software em seus motores, que afetaram os seus três carros que andaram em Jerez. Newey assumiu a responsabilidade pelo problema no escapamento, mas destacou que o Renault V6 turbo é particularmente exigente em termos de refrigeração.

“Nós admitimos, aquele foi um problema da Red Bull”, disse Newey. “Você poderia argumentar que foi resultado de um pacote agressivo, mas sentimos que precisávamos correr alguns riscos para tentar ter um pacote que minimizaria os prejuízos aerodinâmicos dessas exigências de refrigeração”.

“O motor Renault parece exigir uma refrigeração particularmente grande. As três fabricantes de motores terão uma meta diferente para como seu ar do turbo vai voltar para o coletor, e a Renault nos deu uma meta bastante desafiadora. Possui todos os tipos de vantagem se conseguirmos chegar lá, mas não é fácil de alcançar”.

Newey também admitiu que as exigências de pacote dos novos motores são particularmente desafiadoras.

“Certamente, é um desafio juntar tudo no pacote”, afirmou Newey. “A área do radiador onde nós precisamos resfriar o ar do turbo, e, além disso, toda a refrigeração extra para o lado elétrico das coisas, as baterias, a unidade geradora do motor, a caixa de controle…”

“Isso significa que a área do radiador tem aproximadamente o dobro do tamanho daquela do carro do ano passado com o V8. Portanto, tentar colocar tudo isso no pacote sem comprometer demais a aerodinâmica é um desafio”.

 

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