F1 – Newey diz que Ricciardo será punido no Canadá

segunda-feira, 4 de junho de 2018 às 17:27

Adrian Newey

Daniel Ricciardo, da Red Bull, terá uma punição de grid para o GP do Canadá, no domingo, depois de vencer em Mônaco com uma unidade de potência danificada, disse Adrian Newey hoje.

Newey disse algum tipo de punição é inevitável para o australiano, que está em terceiro no campeonato, atrás de Hamilton e Sebastian Vettel.

Os três primeiros colocados na tabela já venceram duas corridas nesta temporada, mas Ricciardo está a 38 pontos da liderança de Hamilton devido a questões de confiabilidade e uma colisão com o companheiro de equipe Max Verstappen no Azerbaijão.

“Ele definitivamente vai perder algumas posições de grid em Montreal, não sabemos no momento quantas”, disse Newey.

“Uma das coisas é se a bateria foi danificada ou não em Mônaco, então até sabermos (da Renault) não sabemos exatamente o que estamos enfrentando.”

“O K é definitivamente uma penalidade”, acrescentou Newey, referindo-se à MGU-K, a unidade geradora de potência que recupera a energia gerada durante a frenagem.

O MGU-K no carro de Ricciardo parou de funcionar completamente durante a corrida de Mônaco, que ele venceu da pole position, e ele correu sem ele por cerca de 50 voltas no circuito de rua apertado e sinuoso.

Alguns relatos da mídia depois de Mônaco sugeriam que a Renault descobriu que o MGU-K era aproveitável, e que Ricciardo escaparia de uma penalidade, mas Newey riu dessa sugestão.

“Eu duvido, considerando que pegou fogo e ficou queimado e carbonizado”, disse ele. “Eu ficaria um pouco surpreso com isso.”

São permitidas três unidades motrizes por temporada, mas apenas dois MGU-K sem incorrer em uma penalidade de 10 posições no grid da corrida subseqüente.

Ricciardo, que ficou em terceiro lugar em Montreal no ano passado, atrás de Hamilton e Valtteri Bottas da Mercedes, já estava em seu segundo MGU-K após uma quebra no Bahrain.

A Renault, cujos motores são da marca Tag Heuer na Red Bull, está trazendo um upgrade para o Canadá, mas Newey disse que não seria um enorme passo adiante.

“É cerca de um por cento (mais potente), o que dá um décimo de segundo, por isso vale a pena ter, mas não é uma coisa do outro mundo”, disse ele.

REUTERS

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.