F1 – Newey disse não à Mercedes e Ferrari em 2014

sexta-feira, 24 de novembro de 2017 às 14:13

Adrian Newey

O projetista-chefe da Red Bull, Adrian Newey, revelou que recusou uma oferta para se juntar à Mercedes em 2014.

Newey disse à BBC que ele tinha sido abordado pela Mercedes e Ferrari depois que o destino da Red Bull caiu abruptamente após o quarto título de construtores no ano anterior.

“Tivemos essa mudança nos regulamentos do motor para a temporada de 2014”, lembrou Newey. “Acabamos com uma situação em que tivemos uma grande disparidade no desempenho da unidade de potência”.

“Com o nosso fornecedor particular de motores, parecia um pouco condenado”, continuou ele. “Eu fiquei deprimido com isso”.

Percebendo que Newey podia ser receptivo às ofertas, as rivais da Red Bull fizeram contato para ver se poderiam convencê-lo a mudar de equipe.

“A Ferrari fez contato assim como outra equipe – a Mercedes”, revelou.

Newey juntou-se à Red Bull em 2006, tendo anteriormente desempenhado um papel fundamental ao levar a Williams e McLaren ao sucesso Ele disse que fazer parte da Red Bull tão cedo foi um grande fator na decisão de permanecer.

“Eu acho que a Red Bull, tendo construído isso do nada, eu senti um vínculo paternal com a equipe”, disse ele. “Com as pessoas que trabalharam lá. Eu tive um relacionamento muito próximo e forte com Christian Horner”.

Ele disse que, como resultado, a ideia de deixar a Red Bull “parecia estar saindo de uma família”.

A desilusão de Newey com os regulamentos de motor da categoria significou que ele passou algum tempo trabalhando em projetos fora da Fórmula 1. Até hoje, ele ainda está infeliz com a direção técnica da categoria.

“Os novos híbridos, penso que na verdade não fizeram nenhum favor à categoria”, disse ele. “É uma coisa ruim. Eu acho que tivemos muita sorte neste ano. Acabamos com duas equipes – Mercedes e Ferrari – lutando pelo campeonato”.

“Mas foi a primeira vez na era híbrida que tivemos duas equipes lutando pelo campeonato mundial”.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.