F1 – Newey: Banimento de última hora prejudicou a Red Bull no início de 2012

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 às 9:12

Adrian Newey

Adrian Newey confirmou os relatos de que um banimento de última hora foi um obstáculo difícil na preparação da Red Bull para 2012.

Soube-se recentemente que, enquanto a atual campeã mundial estava se preparando para estrear o RB8 nos testes, a federação que governa a Fórmula 1 baniu a solução de Newey para a nova restrição do escapamento soprado.

“Isso nos atrasou mais do que esperávamos”, declarou Newey à Auto Motor und Sport da Alemanha. “Quando olhamos as novas regras, achamos que os efeitos seriam menos severos, principalmente porque acreditávamos que poderíamos compensar bem”.

Entretanto, a FIA afirmou que a Red Bull não poderia usar sua solução do escapamento proposta para 2012. “Então, por causa da falta de tempo, nós fomos para o primeiro teste com um escapamento convencional na carenagem do motor”, disse Newey. A partir daí, começou o trabalho frenético nos bastidores na chamada solução Coanda.

Ele revelou que a solução banida para 2012 era um tipo sofisticado de duto do freio traseiro que absorvia os gases de escape. “Havia uma brecha nas regras para a área atrás da suspensão traseira”, afirmou Newey. “Você podia ter alguma coisa que coletasse os gases e os transportasse para onde você queria”.

A FIA fechou rapidamente a brecha, deixando a Red Bull lutando por equilíbrio no início de 2012. “Sim, foi difícil encontrar um equilíbrio”, confirmou Newey. “Tínhamos saídas de frente e de traseira, com frequência ambas simultaneamente”.

Ele disse que a constante cruzada da FIA contra as inovações é frustrante. “Nós deveríamos ter o cuidado de não deixar que as regras limitassem o espírito inventivo. A beleza da Fórmula 1 é a luta do homem contra o homem, mas também da máquina contra a máquina”.

“Há algo para todos os interesses. Quanto mais severas forem as regras, mais rápido nos aproximamos da ‘GP1’. Queremos isso? Estou surpreso com o fato de muitos dos meus colegas defenderem mais restrições nas reuniões do grupo de trabalho técnico. É como se estivéssemos deixando os perus fazerem uma votação sobre o Natal”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.