F1 – Newey admite que troca de pneus ajudou a Red Bull em 2013

sábado, 28 de dezembro de 2013 às 14:31

Sebastian Vettel e sua Red Bull

Adrian Newey admite que a alteração efetuada pela Pirelli em seus pneus na metade de 2013 ajudou a Red Bull, que foi tetracampeã com Sebastian Vettel. A fabricante italiana voltou a adotar a concepção usada em 2012 após as fortes críticas aos seus compostos iniciais, que se desgastavam com muita facilidade e muitas vezes se dechaparam na pista.

“Não havia nenhuma garantia de que teríamos um bom carro neste ano. Era a quinta temporada com este regulamento – ficando assim apertado de se trabalhar. Eu acho que nós vimos no início da temporada que estava muito apertado”, disse o chefe-técnico da Red Bull ao site Autosport.

“A Ferrari começou muito forte e também a Mercedes, e até agosto estávamos sentindo que seria muito difícil. E então eu acho que fizemos algumas pequenas melhorias para o carro, a Pirelli também teve que voltar aos pneus de 2012, que pareciam atender melhor o carro, e de repente caiu em nossas mãos”, prosseguiu ele.

“A troca de pneus certamente nos ajudou, provavelmente mais do que alguns de nossos concorrentes”, reconheceu Newey. “Nossa vantagem de desempenho tende a ser em curvas de alta velocidade e fortes frenagens, quando você coloca os pneus em exigência máxima. Então, com um pneu que é bastante frágil e não é capaz de lidar com cargas elevadas, ficamos menos capazes de aproveitá-lo”.

O renomado projetista, no entanto, nega que a troca dos pneus tenha afetado algumas equipes injustamente, já que estas teriam feito seus projetos em cima dos compostos inicialmente utilizados. “Obviamente houve muita política em torno disso, com um par de equipes em particular fazendo lobby direto para ficarem com os pneus de 2013, alegando que elaboraram seus carros através deles”.

“Todos nós estamos jogando, mas sabemos que essa alegação é um lixo completo, porque nenhum de nós sabia como estes pneus iriam se comportar. Nós tivemos uma sessão de treinos muito rápida no Brasil (em 2012), com 50º c de temperatura na pista. Algumas equipes tiveram sorte, outras não. Estávamos na segunda categoria, infelizmente”, concluiu Newey.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.