F1 – Negociação entre Williams e Raikkonen pode envolver compra de ações

quinta-feira, 17 de novembro de 2011 às 11:33

F111-bottas-abu-dhabi-teste-terca615
Os rumores sobre Kimi Raikkonen e a Williams continuam, e a presença de seus empresários David e Steve Robertson na unidade de hospitalidade da Williams em Abu Dhabi intensificou ainda mais as especulações.

O fato é que ambos ficam baseados em Dubai, onde possuem uma companhia que lida com aço, madeira e bens de consumo, portanto é um lugar lógico para que eles apareçam a cada ano.

Entretanto, não há dúvida de que eles estão conversando com a Williams sobre Raikkonen, mas as coisas não são tão simples como a maioria das negociações entre equipe e piloto. Comenta-se que Raikkonen está tentando comprar ações da equipe, enquanto Frank Williams é famoso por não gostar de vendê-las.

A equipe perdeu Adrian Newey no meio dos anos 90 porque não quis torná-lo acionista, e a recente entrada no mercado de ações foi simplesmente uma tática para conseguir dinheiro, permitindo que tanto Williams quanto Patrick Head, seu parceiro de longo prazo, extraíssem algum valor da organização sem perder o controle do negócio.

Williams continua controlando a parcela majoritária das ações com pouco mais de 50 por cento, enquanto o austríaco Toto Wolff tem cerca de 16 por cento, Head reduziu sua parte para apenas 5.8 por cento e a Cyrte Investments, uma companhia holandesa de investimentos, amplamente controlada por John de Mol, magnata da mídia holandesa, comprou 5 por cento.

O restante é negociado na bolsa de valores de Frankfurt. Há 10 milhões de ações da Williams, e a negociação até agora produziu uma venda de apenas 18.715, o que é uma porcentagem mínima, então não há sinal de que alguém esteja acumulando ações.

Teoricamente, a equipe vale 170 milhões de euros, mas deve ser lembrado que, quando as ações foram lançadas, o valor era de 246 milhões, portanto qualquer um que não seja o acionista original terá uma perda considerável se vendê-las agora.

Raikkonen e os irmãos Robertson já foram donos de equipe na Fórmula 3. Eles estabeleceram a Raikkonen Robertson Racing no final de 2004, quando Kimi ainda corria pela McLaren. A organização era gerenciada por Boyo Hieatt e teve algum sucesso na Fórmula 3 Inglesa, conquistando o título em 2006 com Mike Conway. A equipe nunca voltou a ser realmente competitiva depois daquilo, e no final de 2010, a companhia foi vendida a Hieatt.

Provavelmente, é um bom momento para tentar comprar ações da equipe, pois ela está em um mau momento de sua história e, com os novos motores e projetistas, existe a possibilidade de algum progresso no próximo ano. Se isso não ocorrer, o preço das ações vai sofrer e será mais fácil comprá-las. A equipe admite que está interessada em contratar Raikkonen e diz que a negociação está em andamento no momento.

Vale a pena mencionar que Frank Botman, da Cyrte, também foi visto no paddock em Abu Dhabi.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.