F1 – Não participar do primeiro teste é crucial?

terça-feira, 7 de janeiro de 2014 às 17:23

Lotus F1 Team

A Lotus decidiu não participar do primeiro teste da pré-temporada em Jerez, na Espanha, que começa em 28 de janeiro, e somente correr com seu novo carro no segundo teste, no Bahrain em fevereiro.

Esta mudança dará à equipe baseada em Enstone mais tempo para desenvolver o carro e não perderão muito em dados de pneus já que a superfície da pista abrasiva de Jerez não é representativa de circuitos do calendário de corridas.

No entanto, a desvantagem será uma perda vital de tempo de pista com um carro que irá incorporar algumas das maiores mudanças de regras nos últimos anos.

O primeiro teste dura quatro dias em Jerez, seguidos de mais dois testes no Bahrain. O primeiro começa em 19 de fevereiro e o segundo em 27 de fevereiro.

Não é a primeira vez que uma equipe não participa do primeiro teste da pré-temporada. Mas ao tomarem esta decisão, equipes sofreram com resultados contrastantes.

Em 2010, a Red Bull faltou ao teste de quatro dias em Valência, mas não foi um empecilho para eles, já que ganharam o título de pilotos com Sebastian Vettel, bem como o campeonato de construtores.

A Force India também perdeu este teste e terminou em sétimo no campeonato de construtores, dois lugares acima do que eles conseguiram na temporada anterior.

Em 2011, a McLaren, a Force India, a Virgin e a HRT, correram os seus carros de 2010, no primeiro dia do teste, enquanto a Lotus (agora Caterham) sequer participou deste dia.

Em 2012, a Marussia não participou do primeiro teste – e terminou em último lugar no campeonato de construtores, enquanto a Mercedes usou seu carro de 2011 para os três primeiros dias e perdeu o último dia. A equipe baseada em Brackley terminou em quinto lugar no campeonato de construtores, um lugar pior do que no ano anterior.

No ano passado, todas as equipes participaram do primeiro teste e usaram seus novos carros exceto a Williams, que usou seu carro de 2012. A equipe sofreu uma temporada extremamente decepcionante, marcando pontos apenas duas vezes para terminar em nono no geral.

 

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.