F1 – Não há consenso entre as opções da Mercedes

sábado, 10 de dezembro de 2016 às 15:25
Staff da Mercedes: Lauda, Andy Cowell, Wolff e Paddy Lowe

Staff da Mercedes: Lauda, Andy Cowell, Wolff e Paddy Lowe

Apesar de haver boatos em relação a quase todos os pilotos que estão na F1 – e alguns que nem estão mais lá – como substituto de Rosberg na Mercedes, algumas fontes são mais confiáveis do que outras, até porque alguns boatos são completamente fora de propósito.

Toto Wolff, pelo que tudo indica, está dissimulando quando diz que “não quer briga” com outras equipes para arrancar algum piloto delas sob contrato. Ora, praticamente todos os pilotos da F1 tem contrato vigente para 2017. Se realmente fosse essa a visão de Wolff, a Mercedes já teria confirmado Pascal Werhlein, que é um piloto Mercedes e não tem contrato para ser titular em equipe alguma.

As últimas notícias confiáveis da Europa dão conta que a Mercedes teria dito a Fernando Alonso que ele precisa se livrar do contrato com a McLaren, já que várias fontes estão afirmando que Alonso não tem clausula de saída por desempenho, ou seja, Wolff quer que Alonso arrume algum problema com a McLaren para que ele possa trocá-la pela Mercedes.

Alonso parece ser o preferido de Paddy Lowe e Niki Lauda, enquanto Wolff prefere Bottas ou Werhlein. No caso de Werhlein o contrato seria de 1 ano. Lowe teria dito, de acordo com o jornal suíço Blick, que Werhlein sequer faria cócegas em Hamilton e Lauda disse que a equipe precisa de dois pilotos realmente fortes e experimentados para enfrentar a Red Bull, que pode inclusive ser a favorita para 2017.

O único indegrante da equipe Mercedes que defende a contratação de Werhlein como titular abertamente é Aldo Costa. A Daimler ainda não se pronunciou publicamente, mas algumas fontes inglesas e alemãs dizem que eles preferem um piloto com alguma experiência e que já tenha provado seu valor. Isso descartaria Werhlein, que só andou na Manor e sequer conseguiu provar que é melhor que o totalmente novato Esteban Ocon.

O jornal As, que parece ser bastante pró-Alonso, publicou uma matéria que a Mercedes também negocia com Carlos Sainz, que seria um candidato de consenso frente às muitas opiniões dentro da Mercedes.

Sainz tem a mesma idade de Werhlein, mas já tem experiência e mostrou muita qualidade na disputa contra Verstappen e a confirmou ao amassar o russo Kvyat dentro da Toro Rosso. O problema é que Sainz já foi impedido pela Red Bull de assinar com a Renault, que tinha no jovem espanhol sua primeira opção como piloto para 2017.

Sainz ficou contrariado com a recusa da Red Bull em liberá-lo para a Renault, uma vez que ele sabe o quão difícil será avançar da Toro Rosso para a Red Bull com a dupla que eles tem lá, a saber Daniel Ricciardo e Max Verstappen.

O dissimulado Wolff andou declarando que seu predileto Valtteri Bottas é muito importante para a Williams e portanto não iria “forçar a barra” para tirá-lo de lá. Será que não ou Wolff também espera que Bottas arrume problemas com a Williams para poder contratá-lo sem passar a imagem de ser o novo vilão da F1?

Muitas fontes estão dizendo que só restam três pilotos na disputa agora: Alonso, Bottas e Werhlein. Mas pelo exposto acima, Sainz também é uma opção e os problemas envolvendo cada um deles não parecem ter resolução fácil.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.