F1 – Não há alternativas fáceis para penalidades de grid, diz Todt

terça-feira, 23 de janeiro de 2018 às 12:25

GP da Inglaterra

O presidente da FIA, Jean Todt, diz que não existe uma alternativa simples às impopulares penalidades de grid da Formula 1 por trocas na unidade de potência.

A regra que dá penalidades de grid ao piloto pelo uso de muitos componentes da unidade de potência foi originalmente introduzida para reduzir custos, afirmou Todt.

“[No passado] você podia trocar um motor na sexta-feira, outro no sábado, então tinha um motor de classificação, e você podia fazer isso 20 vezes”, disse Todt em Abu Dhabi.

“Foi decidido por razões de custo em limitar o número de motores. Foi também para facilitar o acesso ao fornecimento de motores a equipes privadas a um custo menor”.

“Então, o que acontece se você trocar o motor? Algo tem que acontecer. Eu diria que foi um consenso de todos que devia ser através de uma penalidade de grid, e assim foi feito”.

“Alterar o arranjo atual criaria novos problemas”, disse Todt. “Eu não acho que é fácil encontrar a solução ideal. Se você não faz nada, então o que acontece? Será mais caro comprar os motores”.

“Mesmo que a FIA decida que não exista uma quantidade limitada de motores, não causa nenhum problema, mas isso causará um problema para os concorrentes, então você deve traduzir isso com penalidades de grid”.

Na semana passada, uma proposta para aumentar o limite para quatro unidades de potência em 2019 não foi acertada pelas equipes. Multar as fabricantes por usar motores extras em vez de emitir penalidades de grid levaria a acusações de que a FIA estava taxando concorrentes, disse Todt.

“Isso incentivará as equipes ricas”, disse ele. “Será que a Mercedes se preocupa em ter [uma multa de] 200 mil ou 500 mil?”

“Então o que as pessoas vão dizer? [Que] a FIA quer tentar encontrar qualquer maneira de ter mais dinheiro”.

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