F1 – Não estou aqui para deixar o cara me ultrapassar

segunda-feira, 12 de novembro de 2018 às 13:05

Pierre Gasly

Pierre Gasly disse que ignorou os pedidos de equipe da Toro Rosso, porque estava ficando sem combustível no final do GP do Brasil de domingo.

Com Brendon Hartley rapidamente chegando em Gasly nos estágios finais em Interlagos, a Toro Rosso instruiu o francês a deixar seu companheiro de equipe passar, devido a Hartley estar com pneus novos super macios comparado aos médios envelhecidos de Gasly.

Gasly se recusou a deixar Hartley passar, forçando seu companheiro a conseguir uma ultrapassagem com duas voltas para o final. Hartley terminou em P11, enquanto Gasly caiu para P13 atrás da Renault de Carlos Sainz.

“No final do dia, eu sou um piloto de corridas, estou aqui para correr, não estou aqui para deixar o cara passar, especialmente neste tipo de situação”, explicou Gasly.

“Olhando no final, terminamos em P13. Eu tive que deixar Hartley passar a duas voltas do final porque eu estava ficando sem combustível e não tinha mais combustível para o final da corrida.”

“Eu estava apenas levando o carro nas últimas duas voltas. Eu só acho que se você estiver em posição de ultrapassar você deve conseguir ultrapassar, então eu disse a eles se ele estava muito mais rápido do que eu, que ele conseguisse a ultrapassagem.”

“Mas, por alguma razão, eu não sei [por que], ele não fez isso por 10 voltas. Então, depois de estarmos em situação tão crítica com o combustível, acabei deixando ele passar faltando duas voltas.”

Hartley enfatizou que não conseguia entender por que Gasly não abriu para ele, tendo anteriormente obedecido às ordens da equipe para permitir que Gasly passasse.

“Eu estava chegando em meu companheiro de equipe muito rapidamente, e perguntei o que aconteceria”, disse Hartley.

“Obviamente, temos três respostas diferentes: vamos competir um com o outro, manter a posição ou ele deixará você passar.”

“Eu recebi a resposta que ele me deixaria passar. Eu também estou poupando o carro e tentando cuidar dos meus pneus. Eu não ataquei, esperando ser liberado em quatro ou cinco ocasiões, o que não aconteceu.”

“O resto eu não sei, mas no final, eu consegui ultrapassar de forma limpa, destruindo meus pneus.”

Quando perguntado se ele poderia ter terminado em P10 caso Gasly o tivesse deixado, Hartley respondeu: “Não, não, mas sempre há uma chance de alguém abandonar.”

“Em termos de ritmo, a partir do P16, acho que fiz o máximo que podíamos. A Force India, a Haas e a Sauber eram claramente muito mais rápidas que nós.”

“Terminar em P11 foi realmente a corrida máxima que eu poderia fazer hoje a partir do P16, e estou muito orgulhoso desta corrida. É simplesmente irritante não ter uma recompensa por fazer um bom esforço.”

Ambos os pilotos insistiram que não tiveram “nenhum problema” um com o outro em suas sessões de mídia separadas que seguiram a corrida.

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