F1 – Na Malásia, equipes ajustam pneus Pirelli ao calor e à chuva

sexta-feira, 22 de março de 2013 às 15:07
Paul Hembery - Pirelli F1

Paul Hembery - Pirelli F1

As condições para as duas primeiras sessões de treinos livres na Malásia estavam em completo contraste com as da Austrália na semana passada, com temperatura ambiente de 33 graus centígrados e temperatura da pista que às vezes ultrapassava os 40 graus centígrados. E, no segundo treino do dia, a chuva caiu sobre o circuito. Essas condições levaram as equipes a acelerar o programa planejado, passando do P Zero Laranja duro para o pneu P Zero Branco médio mais cedo do que o esperado. Esta foi a primeira vez que o P Zero Laranja foi usado neste ano.

“As equipes experimentaram altas temperaturas pela primeira vez nesse ano com os novos pneus, exatamente as condições que prevíamos para este final de semana. Incluindo o alto risco de pancadas de chuva, como se viu no meio do segundo treino do dia. À medida que o circuito secou no final do segundo treino, as equipes puderam avaliar o ponto de transição entre os pneus de chuva intermediária e os slick (lisos, para pista seca). Como esperávamos, vimos uma taxa de desgaste de alta, devido à natureza mais agressiva de nossos pneus 2013 – o que influenciou diretamente no desempenho – assim como as altas temperaturas e superfície abrasiva da pista. No entanto, a degradação permaneceu dentro dos parâmetros esperados. Vimos também diferenças na maneira que as equipes usam os compostos, com os duros durando 15 voltas para algumas e 21 ou mais para outras. E hoje vamos observar todos os dados obtidos, para estabelecer um cenário mais preciso para a classificação e para a corrida”. diz Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli.

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