F1 – Mudanças podem vir no formato de classificação para 2020

sábado, 30 de março de 2019 às 14:38

Fórmula 1

Uma reformulação do formato de classificação da Fórmula 1 foi colocada em discussão na reunião do Grupo de Estratégia desta semana em Londres, com um esquema de quatro segmentos sendo considerado.

O conceito é aparentemente o resultado de pesquisa conduzida pelo Grupo de Fórmula 1 e envolveria quatro carros eliminados durante cada segmento.

A justificativa subjacente para a mudança é a esperança de que os pilotos tenham que executar perfeitamente todos os três cortes para ter o direito de disputar a final de 8 carros.

No entanto, a ideia ainda tem algumas pontas soltas, como o número de pneus alocados para cada piloto ou em qual composto os oito primeiros pilotos iniciariam a corrida.

Foi sugerido que os pilotos que fossem para o Q4 seriam obrigados a usar o composto mais macio para iniciar sua corrida, entregando, assim, talvez, uma ligeira vantagem estratégica àqueles de fora do Top 8 que começariam no composto mais duro.

Mas de acordo com o site Motorsport.com, que falou com um diretor de equipe sobre o novo formato planejado, largar com o pneu correto sendo primordial, as equipes que lutam pela pole no Q4 poderiam optar por correr em um composto mais duro para priorizar sua corrida sobre sua posição no grid.

Em qualquer caso, o formato de classificação de quatro sessões ainda está sendo debatido, mas segundo relatos, a ideia está ganhando força.

IB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.