F1 – Motores econômicos serão recompensados em 2014, segundo Whiting

quinta-feira, 27 de junho de 2013 às 14:35

Charlie Whiting

Charlie Whiting, diretor de corridas da F1, acredita que o nível de consumo de combustível dos novos propulsores será fundamental quando o novo regulamento entrar em vigor e os atuais V8 forem substituídos pelos V6 1.6 Turbo. A partir da temporada de 2014, os carros terão um limite de 100 Kg de combustível por corrida, uma redução de 33% em comparação a 2013.

“Teremos motores novos para 2014, com vários dispositivos de recuperação de energia, o que fará com que tenhamos um pouco mais de potência em comparação aos atuais,” explicou Whiting. “O mais importante desta nova unidade de energia, é que os carros só serão capazes de usar 100 kg de combustível por corrida. Haverá também um limite no fluxo de combustível, que será verificado pelo medidor de fluxo da FIA, que vai ser instalado no reservatório de todos os carros.”

“Atualmente, as equipes usam em torno de 140 a 150 kg, mas isso será reduzido a 100 kg em 2014. Isso é uma diferença significativa. Eficiência será a palavra da vez. Não haverá limites na quantidade de combustível que uma equipe poderá colocar no seu tanque, mas existirá na quantidade utilizada durante uma corrida. O motor terá que ser mais eficiente, ou seja, ser mais econômico sem perder potência,” continuou.

Whiting descartou qualquer preocupação em relação a segurança.

“Não teremos mais incêndios do que agora. Tudo é muito mais seguro nos dias de hoje. A tecnologia está avançando rapidamente e tenho certeza que as equipes sabem o que estão fazendo. Com os novos motores e com os sistemas de recuperação de energia mais avançados, estou ansioso para ver máquinas excelentes na pista,” completou Whiting.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.