F1 – Motor Renault de 2015 é “dois terços” novo, segundo Taffin

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 às 10:42

Remi Taffin

A Renault conseguiu construir uma unidade de potência substancialmente nova para 2015 após seu começo decepcionante na nova era do V6 turbo.

Essa é a alegação do chefe de operações da marca na Fórmula 1, Remi Taffin, que negou as sugestões de que o chamado congelamento dos motores significa que a vantagem da dominante Mercedes vai persistir por anos.

“Durante o inverno, nós realmente conseguimos mudar tudo o que queríamos”, declarou o francês à emissora finlandesa MTV3. “A única limitação tem sido o número de partes, onde a FIA alocou um certo número de ‘fichas’ para o que você quer mudar”.

Sabe-se que as fabricantes de 2014 – Renault, Mercedes e Ferrari – pode utilizar até 32 passos em 2015, representando um total de 48 por cento da unidade. Mas Taffin explica que, efetivamente, as fichas equivalem a mais do que isso.

“As fabricantes existentes podem mudar muitas coisas, seja no motor ou no sistema ERS”, disse ele. “Resumindo, podemos até mesmo construir um motor completamente novo. Você poderia dizer que, comparado ao ano passado, trocamos cerca de dois terços das partes, e certamente vamos continuar progredindo ao longo da temporada”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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