F1 – Mosley: Todt contribuiu com problemas financeiros das equipes

domingo, 1 de setembro de 2013 às 13:59
Max Mosley

Max Mosley, ex-presidente da FIA

Max Mosley afirma que Bernie Ecclestone não é o culpado pelo agravamento da crise financeira da F1. Segundo o ex-presidente da FIA, seu sucessor Jean Todt tem responsabilidade pelo fato de equipes como Lotus e Sauber estarem passando por problemas. Coincidência ou não, David Ward, que trabalhou ao lado de Mosley, já anunciou que é candidato ao cargo atualmente ocupado pelo francês.

Questionado pelo jornal Welt am Sonntag a respeito de não ter conseguido impor um “teto orçamentário” às equipes, Mosley disse no domingo: “Ninguém poderia ou queria se juntar à esta proposta. Em vez disso, as equipes introduziram seus próprios limites de custos, mas nunca foram eficazes na realidade. No final, foi apenas uma carta não vinculativa de intenções – uma espécie de serviço de bordo. Foi ineficaz, em parte porque o meu sucessor Jean Todt nunca foi amigo de limites de custo. Agora a F1 tem um grande problema”.

“Eu não acredito que a política monetária de Ecclestone seja o cerne do problema. Se as grandes equipes têm mais dinheiro dele, elas simplesmente gastam mais também. Por outro lado, a F1 não mudaria em sua excência se menos dinheiro fosse gasto por todos. O problema é a política monetária das equipes”, opinou ele.

“Ecclestone realmente pensa muito economicamente. Ele é o único que conseguiu fortalecer o lado comercial do esporte há anos com grande sucesso. Ele traz os circuitos, os organizadores, as emissoras de TV: em outras palavras, ele mantém a F1 viva comercialmente. Certamente não é culpa dele que as equipes passem por dificuldades: pelo contrário, sem ele, seria sombrio. Se alguém trabalha duro e é bem sucedido, por que ele não deveria ser beneficiado?”, completou Mosley.

 

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.