F1 – Montoya: Farsa de 2005 não teria ocorrido no novo traçado de Indianápolis

sexta-feira, 9 de maio de 2014 às 11:03

GP dos Estados Unidos de 2005

Juan Pablo Montoya acredita que a farsa do GP dos Estados Unidos de 2005 teria sido evitada se a Fórmula 1 tivesse corrido no circuito misto de Indianápolis usado pela Fórmula Indy neste fim de semana.

A visita da Fórmula 1 à pista terminou em caos em 2005, quando a Michelin descobriu que seus pneus não poderiam tolerar com segurança as cargas geradas na parte inclinada do circuito.

Todos os 14 pilotos usando pneus Michelin, incluindo Montoya, foram forçados a abandonar no final da volta de apresentação, deixando a disputa entre os seis competidores equipados com Bridgestone – Ferrari, Jordan e Minardi.

“Com certeza”, declarou o piloto da Penske ao site Autosport. “Creio que a Fórmula 1 teria sido realmente boa aqui. Eles fizeram um ótimo trabalho. As retas são bem longas e as inclinações foram eliminadas. Você ainda pode pegar o vácuo e ultrapassar, portanto é um bom compromisso. Todos aqueles pequenos hairpins não existem mais”.

“A primeira e a segunda curvas são similares às da configuração da Fórmula 1, depois a reta oposta é mais longa. A curva à esquerda no final da reta é tão lenta quanto era na Fórmula 1, mas então é seguida por alguns esses que são meio estranhos; eles possuem muito ritmo”.

Montoya disse que ainda está surpreso com o fato de os esforços das equipes da Michelin visando encontrar um compromisso com a FIA que teria permitido que o grid inteiro tivesse corrido em Indianápolis há nove anos terem sido rejeitados.

“Foi uma loucura. Na época, pedimos para a FIA colocar uma chicane e nós correríamos, mesmo não marcando pontos. Só queríamos dar um espetáculo para os fãs. Mas eles simplesmente disseram ‘vocês trouxeram os pneus errados, a culpa é de vocês’. A mentalidade aqui é um pouco diferente (da Fórmula 1)”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.