F1 – Montezemolo pode deixar a Ferrari

sexta-feira, 8 de agosto de 2014 às 17:51

Luca di Montezemolo

Relatos foram surgindo ontem à noite no jornal on-line Affaritaliani da Itália, que Luca di Montezemolo está prestes a ser revelado como o presidente da recém-formada companhia aérea Alitalia-Etihad. James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airlines tem estado em negociações detalhadas com o ex-chefe da Confindustria e com o atual presidente da Ferrari.

O rumor na Itália é que Montezemolo vai deixar a equipe Ferrari após 23 anos no cargo e será substituído pelo chefe da Fiat, John Elkann. Quando a Fiat recentemente se fundiu com a Chrysler para formar a FCA, a ausência de Montezemolo foi perceptível – e tem havido um esfriamento acentuado das relações entre Elkann e Sergio Marchionne em relação à “velha guarda” representada por Luca.

Nenhum dos rumores menciona o papel de Marco Mattiacci até agora, que por um capricho, Montezemolo o promoveu a chefe da equipe: “Imediatamente eu olhei dentro da empresa, porque lá temos ótimas pessoas, e Marco Mattiacci, por suas características e pelo que fez no passado em Tóquio, na China e nos Estados Unidos, mostrou que tem muita capacidade de gerenciar pessoas. Não havia alternativas, porque, em primeiro lugar, eu tomei a decisão, não tive tempo de pensar em outra pessoa e não queria deixar aquela posição aberta. Em 99% do tempo estou feliz em fazer as pessoas crescerem dentro da empresa.”

Mattiacci é um amigo próximo de Elkann e Marchionne e pertence à nova escola de gestão tendo ganhado prêmios importantes da indústria por sua liderança. No momento da contratação de Mattiacci, Montezemolo falou de sua insatisfação com a falta de competitividade da Ferrari: “Eu não esperava uma equipe tão pouco competitiva em relação às minhas expectativas no início da temporada. Temos de compreender claramente quais são os problemas, porque não somos competitivos e temos que melhorar a situação o mais rapidamente possível, sem perder a calma”.

No entanto, foi a revelação recente e contundente de Aldo Costa – que afirmou onde o problema da Ferrari se encontra. “Em 2008, na equipe de corrida pensei ser essencial ter um novo túnel de vento para nos mantermos competitivos. Fomos informados de que não havia necessidade. Na Ferrari, todas as decisões estratégicas foram sempre feitas por Luca di Montezemolo. Ele levou a Ferrari ao triunfo e também quando a Ferrari deixou de triunfar”.

Mattiacci é adepto às novas tecnologias e criação de estruturas para o futuro em longo prazo da Ferrari, enquanto Montezemolo aparentemente está preso em seu desejo de voltar aos velhos tempos de desenvolvimento, quando havia muitos testes de pista na F1, por exemplo.

James Allison observou: “Todas as equipes de F1, bem ou mal, são organizações bem impressionantes – e é muito, muito mais fácil piorá-las do que melhorá-las. Você precisa fazer grandes mudanças e pequenas alterações ao mesmo tempo. As mudanças que precisam ser feitas são geralmente pequenas, mas são muitas e têm acontecido por alguns meses. A chegada de Marco ajudou a galvanizar muitas delas, e eu acho que por toda a Ferrari há mudanças que são extremamente úteis para nos mover na direção certa”.

Ao longo dos anos, parece que os genes família aristocrática de Luca vieram à tona, enquanto ele cada vez mais adotou a mentalidade de Enzo. A única diferença gritante é que enquanto Enzo era o dono da empresa, Montezemolo foi sempre um empregado.

AS - www.autoracing.com.br

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