F1 – Mônaco deverá ajustar área de escapa na saída do túnel para 2012

quarta-feira, 1 de junho de 2011 às 12:30
s_perez_crashRelatos nesta semana sugerem que Mônaco deverá fazer alterações na área de escape no final do túnel antes da corrida de 2012.
Nico Rosberg e Sergio Perez sofreram acidentes em alta velocidade após perderem o controle na freada para a chicane, levantando sérias preocupações sobre a barreira que, no passado, também feriu Jenson Button (2003) e Karl Wendlinger (1994).
Ao ser questionado sobre por que a situação pareceu pior neste ano, o comentarista britânico Eddie Jordan declarou ao jornal alemão Welt: “Provavelmente, é uma combinação de coisas. A nova aerodinâmica, os pneus, o asfalto. Sempre foi um lugar traiçoeiro”.
“A FIA precisa proteger o piloto da melhor maneira que puder. Muito foi feito desde 1994, e ela vem fazendo o seu melhor: após a batida de Rosberg, eles tiraram as zebras. O ponto onde Perez bateu é protegido por barreiras especiais, mas agora precisa ser considerado o que mais pode ser feito”.
Seu colega Martin Brundle, da BBC, concordou: “Tenho certeza que eles farão alterações novamente na área de escape da chicane na saída do túnel, mas Mônaco continuará sendo um dos maiores desafios esportivos. E isso significa que também continuará sendo perigoso”.
Acredita-se que a reação para 2012 será mover a barreira mais para trás. “É uma curva complicada, e uma área onde é bastante difícil fazer alguma coisa em termos de segurança, porque é o que é”, afirmou Button. “É Mônaco, um circuito de rua, mas ainda acho que precisamos analisar melhor o que podemos fazer com a área de escape lá”.
Jordan disse que o perigo em Mônaco precisa ser pesado contra seu lugar único no calendário. “Conheço muitos cínicos no paddock. Monte Carlo é uma das pistas antigas, mas esse mito faz parte do nosso espetáculo. Enquanto não houver uma catástrofe, continuará firme”.

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