F1 – Mônaco 2010: Webber domina

domingo, 29 de maio de 2011 às 10:10

mark-webber-says-australian-grand-prix-will-get-a-major-boost-after-becoming-the-2011-season-opener-57033Mark Webber conquistou sua segunda vitória consecutiva após dominar o GP de Mônaco da largada à bandeirada. Como em Barcelona, o australiano largou na pole e não foi ameaçado em nenhum momento, abrindo vantagem em cada uma das relargadas.

Sebastian Vettel completou a dobradinha da Red Bull, tendo ganhado a segunda posição de Robert Kubica (Renault) na largada. O polonês conseguiu seu segundo pódio na temporada ao chegar em terceiro nas ruas do principado.

Felipe Massa (Ferrari) foi o quarto colocado, seguido por Lewis Hamilton (McLaren) e por Michael Schumacher (Mercedes), que fez uma polêmica e oportuna ultrapassagem sobre Fernando Alonso (Ferrari) na última curva da corrida, no curto espaço entre a saída do safety car da pista e a bandeira quadriculada. Seu companheiro Nico Rosberg terminou em oitavo, com a dupla da Force India – Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi – fechando a zona de pontuação.

A largada foi tranquila, com todos passando ilesos pela St. Devote. Webber saiu bem, ao contrário de Kubica, que perdeu o segundo lugar para Vettel. Massa também tentou ultrapassar o polonês por fora, mas preferiu não arriscar e se manteve em quarto. O destaque foi Rubens Barrichello (Williams), que subiu de nono no grid para sexto, atrás de Hamilton e à frente da dupla da Mercedes.

No entanto, a tranquilidade só durou até o túnel, quando o companheiro de Barrichello, Nico Hulkenberg, passou reto e bateu em alta velocidade no guard-rail, provocando a primeira entrada do safety car. Alonso aproveitou a oportunidade para fazer a troca de pneus. Pouco depois, o fim de semana difícil do líder do campeonato, Jenson Button, chegou ao fim. O inglês abandonou com superaquecimento em sua McLaren.

As posições se mantiveram na relargada. Webber imprimiu um ritmo forte e logo abriu uma vantagem confortável sobre seu companheiro de equipe. Enquanto isso, Alonso tinha muito trabalho para ultrapassar os pilotos das equipes novas.

Na 18ª passagem, Hamilton foi o primeiro entre os líderes a fazer seu pit-stop para troca de pneus, voltando imediatamente à frente de Alonso. Massa, Schumacher e Barrichello foram os próximos na volta 20, com o alemão ganhando a posição do brasileiro da Williams devido ao melhor trabalho da Mercedes. Kubica parou na 22, seguido por Vettel na 23, Webber na 24 e Rosberg na 29.

O safety car entrou pela segunda vez na 32ª volta, quando Barrichello bateu forte na Massenet. Seu carro aparentemente teve uma falha na suspensão traseira esquerda. Nesse mesmo ponto do circuito na volta 44, uma tampa de bueiro solta ocasionou o terceiro período de safety car da tarde.

A três voltas do final, Jarno Trulli tentou ultrapassar Karun Chandhok por dentro na Rascasse, mas os dois tocaram rodas e a Lotus voou por cima da Hispania, provocando a quarta e última entrada do safety car. Na relargada, a uma curva da bandeirada, ocorreu o lance mais polêmico da prova. Schumacher aproveitou uma ligeira escorregada de Alonso, colocou por dentro e realizou uma ultrapassagem impressionante para ganhar a sexta posição na curva final.

Nada disso afetou Webber, que confirmou seu segundo triunfo consecutivo e assumiu a liderança do campeonato, empatado em pontos com seu companheiro Vettel. Contudo, o australiano leva vantagem no número de vitórias.

Classificação da prova:

Pos.    Piloto        Equipe            Tempo
1.    Webber        Red Bull-Renault    1h50:00.000
2.    Vettel        Red Bull-Renault    a 0.448
3.    Kubica        Renault            a 1.600
4.    Massa        Ferrari            a 2.600
5.    Hamilton    McLaren-Mercedes    a 4.300
6.    Schumacher    Mercedes        a 5.700
7.    Alonso        Ferrari            a 6.300
8.    Rosberg    Mercedes        a 6.600
9.    Sutil        Force India-Mercedes    a 6.900
10.    Liuzzi        Force India-Mercedes    a 7.300
11.    Buemi        Toro Rosso-Ferrari    a 8.100
12.    Alguersuari    Toro Rosso-Ferrari    a 9.100
13.    Petrov        Renault            a 4 voltas

Abandonos:

Chandhok –     HRT-Cosworth,                 71 voltas
Trulli –       Lotus-Cosworth,               71 voltas
Kovalainen –   Lotus-Cosworth,               59 voltas
Senna –        HRT-Cosworth,                 59 voltas
Barrichello –  Williams-Cosworth,            28 voltas
Kobayashi –    Sauber-Ferrari,               27 voltas
Di Grassi –    Virgin-Cosworth,              26 voltas
Glock –        Virgin-Cosworth,              23 voltas
De la Rosa –   Sauber-Ferrari,               22 voltas
Button –       McLaren-Mercedes,             3 voltas
Hulkenberg –   Williams-Cosworth,            1 volta

LS – www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.