F1 – Michelin promete pneus que os pilotos poderão forçar

quinta-feira, 18 de junho de 2015 às 9:30

Pneus Michelin de Fórmula 1

Pascal Couasnon, diretor de competição da Michelin, acredita que a próxima geração de pneus da Fórmula 1 precisa permitir que os pilotos forcem até o limite o tempo todo, enquanto sua companhia tenta retornar ao grid.

“Obviamente, nós poderíamos fornecer compostos diferentes e sugerir que um carro percorra um determinado número de voltas com aqueles pneus, mas forçando o tempo todo”, declarou ele ao site Autosport. “Um piloto não teria de aguardar a degradação dos pneus”.

“Você poderia criar uma regra que tornaria obrigatória a parada, e uma equipe inclusive poderia querer reutilizar um certo pneu uma ou duas vezes. Portanto, há coisas que podem ser feitas sem que o piloto fique limitado a 70 por cento do que pode fazer, como é o caso agora”.

Couasnon sente que os aros de 13 polegadas usados atualmente na Fórmula 1 precisam ser substituídos por um tamanho mais relevante para os carros de rua.

“Nós acreditamos que 18 polegadas faz sentido, e se precisarmos ir até 19 ou 20, por que não? O importante é que temos de trazer algo mais próximo da realidade. Hoje, não se vê 13 polegadas e grandes laterais nos carros de rua e nas pistas de corrida”.

“É por essa razão que estamos propondo a mudança para algo mais moderno, e o principal é se afastar das laterais grandes. Acredito que a Pirelli está começando a concordar conosco, o que é muito bom”.

Couasnon também acha que existe espaço para ambas as companhias na Fórmula 1, mas sem a volta de uma guerra de pneus.

“Seria ótimo se ambas fossem aceitas e tivéssemos um pouco de competição em termos de pneus. Os dias de uma guerra de pneus, com quantidades enormes de recursos investidos, não são realmente desejáveis ou o que queremos. Com a limitação dos testes, não seria possível de qualquer modo”.

“Estamos pensando nas regras, como nos protótipos, onde você tem um número limitado de dias (de testes) e a possibilidade de usar um coringa (onde um composto é substituído se não for competitivo) durante o ano. Dessa maneira, você evita reclamações sobre um pneu porque nada muda, e há um pouco de pressão por causa da competição. É uma boa solução para todos”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.