F1 – Mesmo com o calor, pneus tiveram pouco desgaste nos treinos em Barcelona

sexta-feira, 8 de maio de 2015 às 16:23

Paul Hembery

As sessões de treinos livres de hoje, em Barcelona, destacaram o baixo desgaste e a pouca degradação dos compostos Pirelli Formula One de 2015. Foi a confirmação da tendência apontada, no mesmo circuito, nos treinos pré-temporada, no início do ano.

As melhorias aplicadas à estrutura dos pneus traseiros de 2015 ajudaram a distribuir o calor e as forças aplicadas de maneira mais uniforme, o que resulta em menor desgaste e, consequentemente, menor degradação. E isso, mesmo considerando que a nova geração de carros híbridos e turboalimentados da Fórmula 1 possui, ainda, mais torque e está mais rápida do que no ano passado.

Por tudo isso, o pneu dianteiro esquerdo passou, mais uma vez, a ser o fator limitante nos treinos livres. É importante dizer que a temperatura da pista superou os 50ºC e a expectativa é que continue assim ao longo de todo o fim de semana. Em 2014, o superabrasivo circuito de Montmeló ainda era limitado pelo desempenho dos pneus traseiros. Mas graças às modificações desenvolvidas pela Pirelli, isso foi revertido durantes os testes pré-temporada, realizados em fevereiro.

Os dois pneus mais duros da gama, o P Zero Laranja duro e o P Zero Branco médio foram os escolhidos para o GP da Espanha. No primeiro Treino Livre realizado na manhã desta sexta-feira, as equipes usaram apenas o composto duro, conforme manda o regulamento.

O pneu médio foi usado apenas à tarde, no segundo Treino Livre, e resultou em voltas 1 segundo mais rápidas, de acordo com o acerto do carro de cada equipe. As equipes usaram a segunda sessão de treinos, que teve temperaturas na casa dos 30ºC, para avaliar a performance dos pneus com diferentes cargas de combustível no tanque. Essa temperatura deve ser a mesma entre hoje e domingo. Em Barcelona, tradicionalmente a pista muda muito pouco ao longo do fim de semana de corrida.

A simulação de treino classificatório também foi importante. Afinal, em 11 dos últimos 13 GPs realizados em Barcelona, as corridas foram vencidas pelo pole-position. Por isso, este é o circuito que tem a maior taxa de conversão de poles em vitórias – até porque é um dos com mais baixas incidências de safety cars durante a prova.

A Mercedes dominou as duas sessões, com Nico Rosberg sendo o mais rápido no primeiro treino, com pneus duros, e Lewis Hamilton o melhor do segundo, com compostos médios.

Paul Hembery, diretor de motorsports da Pirelli: “As condições que nós tivemos hoje foram bem diferentes daquelas que vimos nos treinos pré-temporada, em fevereiro. Neste treino, as temperaturas, tanto do ambiente quanto da pista, foram muito mais altas. Ainda assim, as nossas expectativas foram confirmadas. O trabalho que desenvolvemos nas estruturas dos pneus traseiros está sendo pago com dividendos. Temos muito menos desgaste e degradação em relação ao que víamos no ano passado, mesmo considerando que agora os carros estão ainda melhores e mais rápidos. Consequentemente, estamos prevendo uma corrida com duas paradas de pit-stops para a maioria dos pilotos. As equipes conhecem este circuito muito bem, então a disputa será bastante apertada. Assim, é óbvio que qualquer vantagem conseguida na escolha dos pneus pode significar um ganho considerável na briga pela vitória. ”

EB - www.autoracing.com.br

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