F1 – Mercedes: Vettel foi atrapalhado por suas emoções em 2017

sábado, 23 de dezembro de 2017 às 9:51

Niki Lauda, Sebastian Vettel e Toto Wolff

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, diz que o temperamento de Sebastien Vettel o atrapalhou na batalha pelo campeonato mundial de Fórmula 1 de 2017. Ele afirma que, embaixo da frieza exterior de Vettel, está um núcleo muito mais emocional e apaixonado do que a maioria das pessoas percebe.

“Isso o fez ganhar campeonatos no passado”, disse Wolff ao show de fim de ano da Fórmula 1 da BBC 5 Live. “Este ano, isso o decepcionou”.

Ele apontou como prova para o momento infame em Baku, quando o piloto da Ferrari intencionalmente bateu rodas com a Mercedes de Lewis Hamilton. “A emoção e a raiva de Sebastian simplesmente fugiram com ele naquele momento. Ele seria o primeiro a reconhecer que, se pudesse voltar no tempo, ele não faria novamente”, lembrou.

Na época, Vettel acreditava que Hamilton tinha feio um “teste de freio” com ele atrás do Safety Car antes da relargada. Mas as revisões da telemetria do carro mostraram que esse não era o caso.

“Nós imediatamente examinamos os dados para ver se você conseguia ver algo como um teste de freio”, confirmou Wolff. “E não conseguimos ver nada disso”.

Wolff disse que a sensação de terror de Vettel também foi a culpada pelo acidente de três carros no início do GP de Cingapura. As tentativas de Vettel de impedir que Max Verstappen o ultrapassasse na curva 1 fez com que eles colidissem com Kimi Raikkonen.

“Não sei se foi pressão ou não”, declarou Wolff. “(Ele precisava) liderar a corrida após o início. Ele tentou entrar forte e, com a falta de visibilidade nesses carros, ele apenas desencadeou uma reação em cadeia”.

Em comparação com a imprudência de Vettel, Wolff salienta que Hamilton estava pilotando melhor do que nunca nesta temporada. “Lewis, em contraste, cresceu como uma personalidade”, sugeriu. “Como piloto e fora do carro, e isso o fez muito forte”.

A Mercedes precisará desse tipo de vantagem novamente na próxima temporada, se quiser manter os títulos de pilotos e construtores. “Quanto mais tempo um regulamento permanecer estável, mais todo mundo se aproximará”, explicou Wolff. “Para mim já estava bastante perto em muitas corridas (de 2017)!”.

“Será uma luta ainda mais dura no próximo ano contra Red Bull e Ferrari”. Ele acrescentou que a equipe estava trabalhando duro para remover algumas das qualidades de “diva” do carro atual no próximo ano.

“Dito isto, cada carro tem um certo DNA”, completou ele. “Eu não acho que você quer e terá um carro forte em 21 circuitos no próximo ano. Mas, no final, tem que ser forte na maioria dos circuitos”.

EB - www.autoracing.com.br

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