F1 – Mercedes revela origem e legalidade do sistema DAS

quarta-feira, 8 de abril de 2020 às 18:49

Sistema de Direção de Eixo Duplo da Mercedes

O sistema de direção de eixo duplo da Mercedes foi criado a partir de um conceito que a equipe de Formula 1 usou no passado, mas saiu porque não funcionou tão bem quanto o esperado.

O DAS fez sua estréia nos testes de pré-temporada e permite ao piloto puxar o volante para trás para mudar o ângulo das rodas da frente, deixando-as paralelas e assim melhorando um pouco a aerodinâmica nas retas e muito o consumo dos pneus dianteiros.

Ele foi banido para 2021 e parecia que sofreria um protesto da Red Bull na rodada de abertura da temporada 2020, antes do GP da Austrália ser cancelado.

O desenhista-chefe da Mercedes, John Owen, revelou a origem do sistema, que está em um desenvolvimento anterior não especificado, e a lógica por trás do estabelecimento de sua legalidade em uma nova série de vídeos lançada pela equipe na quarta-feira.

“Inovação, quase não há idéias novas, apenas idéias antigas, mas existem diferentes coleções de idéias que transformam um novo conceito em algo diferente”, disse Owen.

“E assim o sistema DAS nasceu das cinzas de outra coisa, algo que tentamos, algo que realmente pusemos no carro há alguns anos atrás, que meio que funcionou, mas realmente não cumpriu tudo o que esperávamos dele.”

“Então isso foi colocado de lado como algo que tentamos, mas não correspondeu às nossas expectativas”.

Owen explicou como as idéias e projetos com os quais os desenhistas já haviam se envolvido anteriormente podem ser utilizados para resolver problemas específicos que surgem num carro.

Uma vez considerado o sistema DAS, Owen disse que a Mercedes começou a trabalhar visualizando-o de duas perspectivas.

Primeiro, ele estudou as regras para ver se era ilegal, depois mudou seu ponto de vista para o de um adversário e avaliou como poderia ser contestado.

Bottas, John Owen e Hamilton

“O sistema DAS era realmente, bem, e se você pudesse fazer algo assim? O que dizem as regras? E as regras efetivamente não o pararam”, disse Owen. “Isso é incomum e surpreendente.”

“Então você entra mais e mais e mais, e diz: ‘Bem, como eu pararia isso?’ – você adota a abordagem oposta e diz: ‘Agora vou impedir que alguém tenha isso, o que eu faria, quais seriam meus argumentos?’.

“Então, você cria um sistema no qual pensa sobre quais seriam os argumentos de outra pessoa e o faz para não tropeçar efetivamente nesses argumentos”.

A inovação imediatamente virou a cabeça no paddock de Barcelona durante os testes, com perguntas rapidamente levantadas sobre se o dispositivo era ilegal.

Surgiu então que os regulamentos técnicos de 2021, publicados meses antes, haviam sido escritos para incluir uma cláusula nos requisitos de direção que pareciam ilegalizar o DAS.

Isso foi posteriormente confirmado pela FIA, que também esclareceu que o sistema será banido para 2021, apesar dos carros atuais serem os mesmos no próximo ano como parte de medidas de economia de custos.

“Já vimos que há muita reação imediata de que o DAS não deve estar dentro das regras”, disse Owen.

“Mas quanto mais as pessoas olham para o sistema, mais elas dizem: ‘Bem, caramba, talvez esteja nas regras e por que não vimos isso antes?'”.

“Agora há um pânico desesperado para tentar descobrir o motivo pelo qual não deveria estar dentro das regras.”

“Essa é a Formula 1 em geral”.

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AS - www.autoracing.com.br

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